Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Televisão Brasileira

Um cantor, um fantoche e um homem enfurecido: conheça a treta de Gil da Esfirra e Galerito

Os dois protagonizaram momentos insólitos no programa Canal Livre, o mesmo do apresentador Wallace Souza — que é centro de investigações em "Bandidos na TV", da Netflix

Fabio Previdelli Publicado em 11/04/2021, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galerito encarando o Gil da Esfirra - Divulgação
Galerito encarando o Gil da Esfirra - Divulgação

Conhecida por suas aclamadas produções, a Netflix tem disponível em seu catálogo diversas séries/documentários sobre crimes. Quem gosta muito desse tipo de conteúdo provavelmente já deve ter assistido “Bandidos na TV”. 

Dividido em sete episódios, a trama é baseada na história de Wallace Souza, apresentador do programa Canal Livre, na TV Rio Negro, hoje TV Bandeirantes Amazonas. Com pautas sensacionalistas, Wallace mostrava operações policiais e crimes que assolavam a cidade.  

A série discorre sobre as acusações feitas contra Souza, de que ele comandaria uma quadrilha de assassinatos no Amazonas, encomendando mortes para aumentar a audiência do programa.  

Wallace Souza, apresentador do programa Canal Livre, na TV Rio Negro

Além dos crimes e do sensacionalismo, o Canal Livre também ficou conhecido por um dos ‘grandes momentos da TV brasileira’ ao ser casa da eterna rixa entre o saudoso Gil da Esfirra e boneco Galerito.  

Brincadeira levado à sério 

Um dos líderes de audiência na região, como relembra a série da Netflix, o programa Canal Livre era feito por figuras memoráveis. Uma delas era Gilson Luiz do Santos do Carmo, popularmente conhecido como Gil da Esfirra.  

Animador de palco e vendedor de salgados, Gil perdia as estribeiras toda vez que o boneco Galerito, interpretado por Iserlohn Castro, aparecia no programa. Isso porque, o boneco constantemente o insistia em chamá-lo de Rogério — uma alusão à musica de Renato Fechine.  

Só que Gil era conhecido por seu pavio curto e sempre enfrentava quem fazia ‘brincadeiras de mal gosto’, e até mesmo piadas homofóbicas, contra sua pessoa. Em uma das cenas mais memoráveis do Canal Livre, o cantor Nunes Filho está se apresentando quando Galerito faz uma brincadeira com Gil, que imediatamente saiu correndo para trás da estrutura que o boneco ficava. 

O que se pode ver nas cenas acima são uma mistura de Iserlohn pulando para dentro do palco pelo buraco onde aparece Galerito; Gil enfurecido sendo contido por algumas pessoas que trabalham no programa; e Nunes tentando se apresentar enquanto seu microfone falha e a música continua rolando no fundo.  

Antes regional, a briga entre os dois viralizou nas redes sociais em 2016, quando um compilado das discussões entre GilGalerito foram publicadas no YouTube. Logo, as cenas foram repercutidas por diversas páginas de memes e os dois ficaram conhecidos em toda a internet — muito antes da série da Netflix.  

Segundo o site KnowYourMeme, que tem como intuito contar as origens de vídeos que viralizaram na internet, em fevereiro de 2016, Gil foi convidado para voltar ao programa, entretanto, sem a presença de Galerito

Mesmo assim, o novo boneco da atração, o Macaco Lek Lek, acabou substituindo Galerito a altura e causou uma enorme confusão com o animador de palco. Mais tarde, no aniversário de Gil, em 23 de março, o macaquinho tentou fazer as pazes presenteando o vendedor de esfirra, que não gostou nada da lingerie que recebeu. Logo, a confusão foi instaurada novamente. Essa foi a última participação, até então, de Gil da Esfirra em um programa de TV.


++Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Biografia da televisão brasileira, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci (2017) - https://amzn.to/2I33IoX

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, de Patrícia Kogut (Ebook) - https://amzn.to/2T6sZF0

Almanaque da telenovela brasileira, de Rodolfo Rodrigues (Ebook) -https://amzn.to/2TrzzFn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W