Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 'O Exorcista'

Veja 5 atores de 'O Exorcista' que já faleceram

'O Exorcista', clássico do terror dirigido por William Friedkin, tem quase 50 anos; confira alguns membros do elenco que já partiram!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/09/2023, às 17h03 - Atualizado em 21/09/2023, às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'O Exorcista' - Reprodução/Warner Bros. Pictures/HBO Max
Cena do filme 'O Exorcista' - Reprodução/Warner Bros. Pictures/HBO Max

No mês de outubro, chega aos cinemas um dos filmes de terror mais aguardados do ano: 'O Exorcista — O Devoto'. Dirigido por David Gordon Green, o mesmo responsável pelas sequências mais recentes da franquia 'Halloween', a principal razão para o longa ser tão aguardado não é só a notoriedade do diretor; mas por compreender uma continuação de 'O Exorcista' (1973), de William Friedkin.

"Ao notar que sua filha Angela, e sua amiga, Katherine, mostram sinais de possessão demoníaca, Victor Fielding decide confrontar o mal", explica a sinopse do novo filme. O filme chega aos cinemas no dia 6 de outubro, e conta com, entre vários nomes, Ellen Burstyn no elenco, importante personagem do clássico do terror.

Por mais que muita expectativa se crie em torno do novo filme, é inegável que seria um feito bastante incomum comparar-se ao longa de Friedkin. Lançado em 26 de dezembro de 1973 — ou seja, prestes a completar 50 anos —, foi um dos responsáveis por ditar como se daria uma era na indústria do terror, sendo considerado até hoje não só um clássico, como uma das maiores referências do gênero.

+ Pressão, ameaças e rótulos: Como ‘O Exorcista’ afetou a carreira de Linda Blair?

É claro que uma produção já tão antiga contaria, infelizmente, com alguns dos atores mortos ao longo dos anos. Entre o fim do das filmagens e o lançamento, já ocorreram mortes. Confira a seguir 5 atores de 'O Exorcista' que já faleceram e talvez você não saiba:

1. Jack MacGowran

Aqueles que conhecem a história de 'O Exorcista' sabem que toda a trama começa a desandar em um ponto específico: a morte de Burke Dennings, diretor de cinema que trabalha com a mãe da jovem possuída — Regan MacNeil — no filme. E curiosamente, seu intérprete, Jack MacGowran, foi uma das primeiras pessoas relacionadas à obra a morrer, falecendo no dia 30 de janeiro de 1973.

Burke Dennings, personagem de Jack MacGowran em 'O Exorcista' (1973)
Burke Dennings, personagem de Jack MacGowran em 'O Exorcista' (1973) / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures/HBO Max

No filme, Dennings cai da janela enquanto cuidava da jovem Regan que, para seu infortúnio, já estava possuída. Na vida real, porém, sua morte bem diferente: teve um ataque cardíaco quando tinha 54 anos..


2. Vasiliki Maliaros

Não é surpreendente que, no passado, alguns imaginassem que a produção de 'O Exorcista' seria amaldiçoada, já que Jack MacGowran não foi o único a morrer antes de seu lançamento: alguns dias depois, também foi Vasiliki Maliaros. A atriz, nascida em outubro de 1883 em Atenas, na Grécia, teve um papel também importante no longa, ao interpretar a mãe do padre Karras, Mary.

Vasiliki Maliaros em 'O Exorcista' (1973)
Vasiliki Maliaros em 'O Exorcista' (1973) / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures/HBO Max

Outra razão para acreditam na lenda de que as mortes não tenham sido mera coincidência foi que, assim como MacGowran, a atriz teve sua personagem morta na trama — outra vítima do demônio. Na vida real, porém, também teve um fim mais tranquilo, falecendo de causas naturais aos 89 anos.


3. Lee J. Cobb

Outro personagem importante para a história de 'O Exorcista' é o tenente William Kinderman, um policial que investiga a morte de Burke Dennings. Ele foi interpretado pelo ator estadunidense Lee J. Cobb.

Tenente William Kinderman, personagem de 'O Exorcista'
Tenente William Kinderman, personagem de 'O Exorcista' / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures/HBO Max

Nome relativamente conhecido na época, ele participou de filmes como '12 Homens e uma Sentença' (1957) e 'O Homem do Oeste' (1958). Sua morte, por sua vez, ocorreu somente alguns anos depois do lançamento do clássico de Friedkin: em 11 de fevereiro de 1976, também após um ataque cardíaco, quando tinha 64 anos.


4. Jason Miller

Definitivamente um dos personagens mais importantes do filme é o padre Damian Karras, interpretado por Jason Miller, que acompanhamos ao longo de toda a narrativa e é o grande herói, que salva a pequena Regan da possessão demoníaca.

Padre Karras (Jason Miller) em 'O Exorcista'
Padre Karras (Jason Miller) em 'O Exorcista' / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures/HBO Max

Karras, no filme, é outra vítima da criatura que tenta exorcizar — a última, visto que conseguiu livrar-se dele com sua própria morte. Já a morte de seu intérprete, Jason Miller, ocorreu muitos anos depois, em 13 de maio de 2001, aos 62 anos, após sofrer um ataque cardíaco. Vale mencionar, que, depois de 'O Exorcista' ele trabalhou com teatro e venceu diversos prêmios.


5. Max von Sydow

Embora o padre Karras seja considerado o grande herói do filme para a maioria, ele não foi o único religioso a colaborar com o exorcismo de Regan. Com ele, também esteve o padre Merrin, mais experiente, e que ensinou os primeiros passos para o ritual.

O padre Merrin com Damien ao fundo, no começo da cena de exorcismo em 'O Exorcista' (1973), onde é possível observar vapor da respiração pelo extremo frio no set
O padre Merrin no começo da cena de exorcismo em 'O Exorcista' (1973) / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures/HBO Max

Seu intérprete, o ator franco-sueco Max von Sydow, trabalhou em muitos outros papéis relevantes ao longo da carreira — incluindo em filmes como 'Ilha do Medo' (2010), de Martin Scorcese, e em um filme da franquia 'Star Wars' —, até que morreu recentemente, em 8 de março de 2020, aos 90 anos