Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arte

Vídeo: Como surgiu o quadro 'O Grito', de Edvard Munch

Descubra fatos curiosos sobre a obra que instiga gerações

Redação Publicado em 21/11/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A obra O Grito - Wikimedia Commons
A obra O Grito - Wikimedia Commons

A famosa pintura O Grito, de Edvard Munch, encanta gerações que se deparam com uma figura um tanto curiosa.

O quadro é emblemático há anos, representando o lado mais vulnerável do ser humano, além de ter sido uma das primeiras obras expressionistas da História, em um movimento que buscava quebrar o que era apresentado pelo realismo. 

Embora não tenha sido o primeiro trabalho de Munch, é o que o levou para os livros de História. Os bastidores da obra instigam os amantes da arte, afinal, a inspiração veio de um episódio pessoal vivido pelo artista. 

“Estava andando por um caminho com dois amigos – o sol estava se pondo – quando, de repente, o céu tornou-se vermelho como o sangue. Eu parei, sentindo-me exausto, e me encostei na cerca – havia sangue e línguas de fogo sobre o fiorde azul-negro e a cidade. Meus amigos continuaram andando, e eu fiquei lá, tremendo de ansiedade – e senti um grito infinito atravessando a natureza”, escreveu o artista num diário, um ano antes de o quadro ganhar vida. 

No vídeo de hoje, o site Aventuras na História apresenta fatos sobre a obra que se tornou uma das mais famosas na cultura pop. 

Confira abaixo!