Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Wicked

Wicked: O detalhe famoso de ‘O Mágico de Oz’ que novo filme não vai mostrar

Um detalhe chamou atenção em novo trailer de ‘Wicked’ por modificar detalhe marcante da história de ‘O Mágico de Oz’; entenda a mudança!

Isabelly de Lima Publicado em 14/02/2024, às 15h49 - Atualizado às 16h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As personagens Elphaba e Glinda em novo filme sobre o musical 'Wicked' - Divulgação / Universal Pictures
As personagens Elphaba e Glinda em novo filme sobre o musical 'Wicked' - Divulgação / Universal Pictures

Prepare-se para uma nova perspectiva da história de Oz com o lançamento de "Wicked", um filme musical que estreará em dezembro de 2024. Baseado no aclamado musical da Broadway, "Wicked" reimagina o clássico "O Mágico de Oz" através da ótica da Bruxa Má do Oeste, Elphaba.

Elphaba, interpretada pela talentosa Cynthia Erivo, não é a vilã que conhecemos. Ela é uma jovem incompreendida, nascida com pele verde e poderes mágicos, que enfrenta preconceito e discriminação.

Ao longo da história, acompanhamos sua jornada de autodescoberta e amadurecimento, enquanto se rebela contra a tirania do Mágico de Oz e luta por seu lugar no mundo.

O filme promete ser um espetáculo visual e musical, com canções memoráveis como "Defying Gravity" e "Popular". A direção é de Jon M. Chu, conhecido por seu trabalho em "Podres de Ricos" e "Em Ritmo de Fuga".

O elenco também conta com Ariana Grande como Glinda, a Bruxa Boa do Norte, e Michelle Yeoh como Madame Morrible. 

O trailer de "Wicked", que foi muito aguardado pelos fãs da trama e também de Ariana ao vê-la retornando para a atuação, causou alvoroço entre os fãs da história clássica. A principal causa do burburinho: a cor dos sapatos de Dorothy, prateados no trailer em vez do icônico vermelho rubi. Mas por que essa adaptação?

Mundo de Oz

Para entender a mudança, é preciso mergulhar na história de "O Mágico de Oz" e suas muitas adaptações. O filme de 1939, estrelado por Judy Garland, firmou a imagem de Dorothy com seus sapatos vermelhos, símbolo de sua jornada mágica e da conquista do poder.

Pôster do filme de 1939, 'O Mágico de Oz' - Divulgação / Warner Bros Studios

No entanto, "Wicked" não compreende uma mera reinterpretação do filme de 1939. Na realidade, é uma prequela que explora a história da Bruxa Má do Oeste, Elphaba, antes de seu encontro com Dorothy.

O romance original de Gregory Maguire, que serve de base para o musical e o filme, se inspira no livro "O Maravilhoso Mágico de Oz" de L. Frank Baum, publicado em 1900.

Ao se distanciar da versão cinematográfica de 1939 e buscar inspiração no livro original, "Wicked" encontra sua própria identidade. A mudança dos sapatos para a cor prata pode ser vista como uma metáfora dessa independência, teoriza o portal Screen Rant.

Cor prata

O simbolismo da cor prata não é aleatório. No universo de "Oz", a prata está associada à magia e à inocência, características que definem Dorothy no início de sua jornada. A mudança para os calçados vermelhos coincide com a transformação da personagem, que se torna mais confiante e poderosa.

O novo sapato de Dorothy - Reprodução/Vídeo

Ao optar por sapatos prateados no trailer, a produção de "Wicked" dá aos espectadores uma pista sobre a jornada de Dorothy e a natureza transformadora da história. No entanto, a cor dos calçados não tem nenhuma influência na trama em si, já que seria apenas um detalhe, não afetando o rumo da história. O filme chegará às telonas brasileiras em 28 de novembro ainda deste ano.