Janela usada durante o Período Medieval, para prevenção contra Peste Bubônica - Divulgação/Instagram/ Associação Cultural Buchette Del Vino
Pandemia

Coronavírus: janelas contra peste bubônica voltam a serem usadas na Itália

Utilizadas originalmente durante a Idade Média, as aberturas de concreto ou madeira tinham uma função bastante curiosa naquele período

Vanessa Centamori Publicado em 10/08/2020, às 10h46

Como precaução contra o novo coronavírus, janelas medievais, utilizadas quando a Peste Bubônica assolava a Europa, voltaram a ser usadas na Toscana, Itália. Assim como na Idade Média, as aberturas estão sendo usadas para garantir isolamento social durante a entrega de vinhos. 

As janelas eram conhecidas como buchette del vino (algo como "buraco do vinho"). Elas eram esculpidas em paredes de concreto de vinícolas e lojas. Estima-se que ainda existam mais de 150 janelas na região da Toscana. 

“As pessoas podiam bater nas pequenas venezianas de madeira e encher suas garrafas diretamente das famílias Antinori, Frescobaldi e Ricasoli, que ainda produzem alguns dos vinhos mais conhecidos da Itália hoje", contou à Business Insider, Matteo Faglia, presidente da Wine Window Association, entidade de preservação histórica, que identifica as janelas italianas. 

Vinho sendo passado pela janela medieval / Crédito: Divulgação/Instagram/ Associação Cultural Buchette Del Vino

 

Na época dos grandes surtos de Peste Bubônica, morreu um terço da população do continente europeu. Como parte desse processo, as janelas começaram a serem deixadas de lado e algumas se deterioraram por fenômenos da natureza. “As vitrines de vinho gradualmente se extinguiram e muitas de madeira foram perdidas para sempre em enchentes de 1966”, explicou Faglia.

Entretanto, segundo a Wine Window Association, alguns empreendedores de Florença voltaram agora a utilizar as vitrines remanescentes para servir copos de vinho, café e até sanduíches e sorvete. A iniciativa é um modo de prevenir a disseminação da Covid-19. A Itália teve mais de 35 mil óbitos por conta da doença, segundo registros da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Itália Peste bubônica notícia toscana coronavírus janelas

Leia também

Reino Unido adiciona novos sintomas da Covid-19 em lista oficial


Infecção e vacina pode gerar ‘superimunidade’, diz estudo


No Brasil, 6 estados e DF apresentam situações críticas nas UTIs


Brasil começa a discutir possibilidade de quarta dose da vacina


Uso de máscara PFF2 ou N95 passa a ser obrigatório no Ceará


Ômicron pode contribuir para que pandemia acabe mais rápido na Europa