Imagem meramente ilustrativa de vacinas - Divulgação/Pixabay
Pandemia

Instituto americano Mount Sainai afirma que Butanvac não é 100% brasileira

A declaração contraria os comunicados feitos pelo Instituto Butantan e pelo Governo de São Paulo na última semana

Redação Publicado em 27/03/2021, às 12h30

Na última sexta-feira, 26, o instituto americano Mount Sainai, contrariou o anúncio feito pelo Instituto Butantan afirmando que a Butanvac seria um imunizante 100% brasileiro. Segundo a entidade, foi realizada uma parceria entre as duas instituições para a realização de testes clínicos da vacina.

"Sim, também temos um acordo com o Instituto Butantan para entrar em testes clínicos no Brasil usando nosso vetor de vacina NVD. Também estamos desenvolvendo vacinas para variantes da Covid-19 baseadas nas versões sul-africana e brasileira para o Instituto Butantan", revelou o diretor e professor do departamento de microbiologia do instituto, Peter Palese para a Folha de São Paulo.

De acordo com a nota divulgada pelo Butantan e repercutida pela Jovem Pan, a produção será inteiramente brasileira, pois, possuem licença de uso para parte da tecnologia desenvolvida nos EUA, que é livre de royalties e pode ser utilizada por qualquer instituto.

Além disso, a instituição brasileira afirma que o Mount Sainai não havia permitido a divulgação do nome do instituto em comunicados sobre a vacina. Atualmente, o Butantan aguarda a autorização da Anvisa para o início dos testes em humanos que, caso sejam liberados, estão previstos para iniciar em abril.

pandemia vacina coronavírus Instituto Butantan Mount Sainai Butanvac

Leia também

Reino Unido adiciona novos sintomas da Covid-19 em lista oficial


Infecção e vacina pode gerar ‘superimunidade’, diz estudo


No Brasil, 6 estados e DF apresentam situações críticas nas UTIs


Brasil começa a discutir possibilidade de quarta dose da vacina


Uso de máscara PFF2 ou N95 passa a ser obrigatório no Ceará


Ômicron pode contribuir para que pandemia acabe mais rápido na Europa