Poster do filme "Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola" - Divulgação / Downtown Filmes
Entretenimento

Globoplay alega censura e não vai remover filme de Danilo Gentili

O Ministério da Justiça e Segurança Pública estipulou multa diária de R$ 50 mil para quem não cumprir a medida

Redação Publicado em 15/03/2022, às 17h38

O Globoplay, que também hospeda a plataforma de streaming do canal por assinatura Telecine, classificaram como censura a determinação do do Ministério da Justiça e Segurança Pública ao proibir plataformas digitais de exibirem o filme "Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola", acrescentando por meio de nota que não irá retirar a obra do catálogo.

Atualmente, o filme reascendeu midiaticamente ao ser disponibilizado pela plataforma de streaming Netflix, ganhando uma repercussão negativa pelo personagem Cristiano, interpretado por Fábio Porchat, que faz alusão a um vilão pedófilo, desagradando espectadores conservadores, que consideram apologia.

De acordo com a decisão, a plataforma que mantiver "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola" no ar terá de pagar multa diária de R$ 50 mil ao Ministério, fato que foi classificado posteriormente por Danilo Gentili, que assina o roteiro da produção, como um ato de censura e perseguição.

Leia abaixo a nota completa da plataforma.

“O Globoplay e o Telecine estão atentos às críticas de indivíduos e famílias que consideraram inadequados ou de mau gosto trechos do filme 'Como se tornar o pior aluno da escola' mas entendem que a decisão administrativa do ministério da Justiça de mandar suspender a sua disponibilização é censura. A decisão ofende o princípio da liberdade de expressão, é inconstitucional e, portanto, não pode ser cumprida.

As plataformas respeitam todos os pontos de vista mas destacam que o consumo de conteúdo em um serviço de streaming é, sobretudo, uma decisão do assinante – e cabe a cada família decidir o que deve ou não assistir.

O filme em questão foi classificado, em 2017, como apropriado para adultos e adolescentes a partir de 14 anos pelo mesmo ministério da Justiça que hoje manda suspender a veiculação da obra”.

Brasil filme notícia Fabio Porchat Danilo Gentili Ministro da Justiça

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais