Imagem ilustrativa de explosivo - Imagem de Loren Elkin por Pixabay
Segunda Guerra Mundial

Mais de 10 mil pessoas são retiradas de cidade na Polônia após descoberta de explosivos da Segunda Guerra

O caso aconteceu nesta sexta-feira, 11, e mais de 10 mil pessoas tiveram que deixar suas residências

Redação Publicado em 11/08/2023, às 15h46

Nesta sexta-feira, 11, alguns moradores de Lublin, na Polônia, tiveram que sair do município após explosivos não detonados da Segunda Guerra Mundial terem sido encontrados na região. Estima-se que no mínimo 14 mil pessoas tiveram que se locomover.

Os bombeiros que examinaram o local relataram que uma bomba com 250 kg foi achada, e que a região sofre com um risco de explosão "muito elevado", sendo assim classificada como “urgente” a evacuação do espaço. 

Conforme repercutiu o jornal O Globo, a retirada do material encontrado começou por volta das 7h do horário local, e aquelas pessoas que precisaram sair para outros lugares por conta da atividade que iria ser realizada contaram com o auxílio de transportes públicos e estacionamentos gratuitos disponibilizados pelas autoridades. Além disso, pessoas com deficiência receberam assistência e abrigos temporários. 

Os moradores do município que tiveram que se locomover foram orientados antes de saírem de suas residências a desligarem eletricidade, água e gás, além de fechar portas e janelas. Os indivíduos deveriam ainda levar medicamentos, caso necessário, e documentos de identidade. 

Outros detalhes 

Na Polônia, é comum ser encontrado bombas que foram enterradas durante o período do conflito armado e que lá permaneceram. Além disso, após a retirada do recente achado no país, os explosivos sofrerão uma tentativa de desativação por uma equipe de um comando de militares.

Segunda Guerra Mundial notícias Polônia bombas explosivos

Leia também

Enterro de ‘prefeito’ neolítico de 6,8 mil anos é descoberto na Alemanha


Donald Trump abusa de esposa em novo filme sobre sua vida, exibido em Cannes


Cabeça de estátua da deusa da saúde com mais de 2 mil anos é encontrada na Turquia


Neta de Elvis Presley aponta fraude em tentativa de venda de Graceland em leilão


Coreia do Sul: População processa governo devido às mudanças climáticas


Bebê Rena: Jornalista aponta ‘problema’ da série e levanta dúvida em prisão de Martha