Scott Miller nos Jogos Olímpicos de Verão de 1996 - Getty Images
Crimes

Na Austrália, nadador olímpico é detido por chefiar cartel de drogas

O medalhista australiano Scott Miller fazia parte de uma gangue na cidade de Sydney, afirma a polícia

Larissa Lopes, com supervisão de Alana Sousa Publicado em 16/02/2021, às 16h00

O medalhista olímpico de natação Scott Miller, 45, foi preso por supostamente chefiar um cartel de drogas, mais especificamente de metanfetamina. De acordo com a polícia de Sydney, Austrália, a gangue do ex-nadador fornecia a droga para o estado de Nova Gales do Sul. 

Segundo informações da CNN, repercutidas pelo Uol, a prisão de Miller aconteceu hoje, em sua casa, na cidade de Sydney. Dois homens foram presos sob a acusação da polícia de movimentarem mais de R$ 8 milhões em drogas, que eram escondidas dentro de velas.

"Elas pareciam velas regulares, mas elas não eram feitas com fragrâncias, mas com morte e miséria", afirmou o investigador John Watson ao Nine News. A polícia também encontrou na casa de Miller um quilo de heroína, telefones celulares, documentos e 60 mil dólares — o equivalente a R$ 322 mil.

Imagem meramente ilustrativa de droga. Crédito: Pixabay

 

"Era ele que dava as ordens, era o chefe do cartel e outras pessoas trabalhavam sob suas instruções", disse o responsável pelo caso. Até agora, a defesa do esportista não se pronunciou.

Quem é o nadador

Scott Miller é nadador da modalidade borboleta e foi medalhista de prata e bronze, representando a Austrália, na competição dos Jogos Olímpicos de Verão em 1996 — nos 100m livre e 4x100m medley.

Em 1997, o esportista apareceu nas manchetes australianas devido ao uso de maconha. Em consequência, ele foi suspenso pela Federação Internacional de Natação (FINA) de praticar a natação por dois meses, de acordo com o DrugSense Weekly.

Mesmo voltando ao esporte, Miller nunca mais foi o mesmo. Ele acumula três passagens pela polícia — com a deste ano, sendo todas relacionadas ao consumo ou venda de drogas.

História Drogas Austrália prisão Natação nadador Scott Miller

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna