Imagem de divulgação de Friends - Divulgação/ HBO
Friends

Roteirista diz que atores de Friends sabotavam piadas e expõe bastidores conturbados

Patty Lin, que trabalhou na sétima temporada de Friends, ainda revelou que atores pareciam estar totalmente infelizes e desanimados

Fabio Previdelli Publicado em 30/08/2023, às 12h33

Criada por David Crane e Marta Kauffman, Friends é uma das maiores sitcoms da televisão norte-americana de todos os tempos. O show, que ainda continua sendo um estrondoso sucesso, foi exibido por quase uma década: 236 episódios entre 22 de setembro de 1994 e 6 de maio de 2004.

Apesar de todo o status que conquistou, a vida nos bastidores da produção não era nada fácil. Pelo menos é isso que aponta a roteirista Patty Lin, que trabalhou na sétima temporada da série.

Elenco de Friends em foto promocional da série/ Crédito: Divulgação / Warner Bros

 

As revelações de Lin foram feitas no seu livro The End Credits: How I Broke Up With Hollywood (ou "Os Créditos Finais: Como Terminei com Hollywood", em tradução livre). Um trecho da obra foi repercutida pela Time.

Os bastidores

Com experiência em ter trabalho em outra série de sucesso, 'Freaks and Geeks' (1999-2000), Patty Lin recebeu com entusiasmo o convite para trabalhar no programa estrelado por Jennifer Aniston, David Schwimmer, Courtney Cox, Matthew Perry, Lisa Kudrow e Matt LeBlanc. Entretanto, a experiência foi totalmente exaustiva.

Patty revela que a série contava com 14 roteiristas, sendo que apenas cinco eram mulheres. Além de minoria, como muitos destes já se conheciam, eles sempre formavam grupos fechados, o que tornava a convivência bem mais complicada.

A rotina também era incessante: 12 horas diárias que começava com uma reunião geral da equipe — que era dividida em grupos. Cada um destes núcleos era responsável pelo roteiro de um episódio e todo o trabalho era supervisionado por David e Marta.

Cena de 'Friends'/ Crédito: Divulgação / Warner Bros

 

Crane, segundo Lin, era "viciado em trabalho" e nunca parecia estar satisfeito. Até mesmo seu tom de voz mais amigável parecia vir com certo ar de julgamento silencioso, descreve a roteirista. Mas não era só isso, os atores também pareciam estar totalmente infelizes e desanimados.

Se eles não gostavam de uma piada, eles pareciam deliberadamente sabotá-la, sabendo que seria reescrita", aponta Patty.

+ A cena que Matthew Perry se recusou a gravar em Friends: 'Não vamos fazer isso'

A roteirista diz que, por conta disso, muitas piadas boas foram deixadas de lado. As gravações também eram momentos de desgaste, visto que eles precisavam reescrever falas ou piadas que não funcionam tão bem assim. Isso sem contar o público, que vivia uma experiência cansativa acompanhando todo o processo sentado na plateia.

Por fim, aponta Patty Lin, quando a temporada terminou, ela descreveu se sentir esgotada e sem vontade de trabalhar em equipe, embora reconhecesse que não recusaria a oportunidade de continuar como roteirista da sitcom.

Mas ela acabou sendo informada que seu contrato não continuaria no ano seguinte. Lin ainda disse que não aprendeu coisas novas no período, mas que teve certeza que jamais gostaria de escrever novamente para séries de comédia.

notícias piadas atores bastidores sitcom Friends

Leia também

Albert Eintein é ‘recriado’ por AI e vira professor de universidade de Hong Kong


Em vídeo de Dia das Mães, Gypsy Rose desabafa: 'Não me sentia digna de amor'


Condenados por tentativa de Golpe de Estado quebraram tornozeleira e fugiram do país


Hamas espionava população na Faixa de Gaza, segundo documentos


Vestígios do castelo medieval de Gloucester do século 13 são encontrados na Inglaterra


Josef Fritzl pode ser transferido para prisão regular, determina tribunal