Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Friends

Friends: David Schwimmer, o Ross, ‘odiava’ o macaco Marcel na vida real

Na primeira temporada de Friends, Marcel e Rosso protagonizam momentos engraçados e a despedida do macaco chateia o personagem; na vida real, porém, David se sentiu aliviado

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 31/07/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena entre David Schwimmer e o macaco Marcel - Warner Bros.
Cena entre David Schwimmer e o macaco Marcel - Warner Bros.

Friends esteve no ar por quase uma década — ao todo, foram 236 episódios entre 22 de setembro de 1994 e 6 de maio de 2004 —, marcando toda uma geração. Considerada por muitos como a melhor sitcom da televisão, a série criada por David Crane e Marta Kauffman foi capaz de gerar momentos de alegria, reflexão, comoção e até mesmo foi responsável por inúmeros debates ao longo dos anos

Sejam críticas pela falta de representatividade ou até pela forma que a trama tratou a personagem LGBTQIA+ Helena Handbasket, mãe de Chandler, Friends se tornou um exemplo perfeito de sua época; tanto no que diz respeito aos pontos positivos quanto negativos da afirmação. 

Outro ponto que ainda hoje causa discussão é sobre o personagem Ross Geller (David Schwimmer) e sua relação possessiva agressiva com Rachel Green (Jennifer Aniston). Porém, parece que as controvérsias vão além do mundo fictício e atingiram Schwimmer com outro personagem da trama: o macaco Marcel. 

Ódio pelo símio

Em 29 de junho de 2021 estreou no Brasil, pela HBO Max, o ‘Friends: The Reunion’ que, como o próprio nome diz, reuniu o elenco estrelado da série após quase duas décadas. Durante o especial, David Schwimmer revelou que diferente de seu personagem, não tinha nenhum afeto pelo macaco Marcel. 

Cena entre David Schwimmer e o macaco Marcel / Crédito: Warner Bros.

No primeiro ano da produção, Ross apresenta aos seus amigos o macaco-prego Marcel, com quem protagonizou diversos momentos engraçados. A trajetória de Marcel na narrativa acaba logo no 21º episódio, intitulado ‘Aquele com a Monica Falsa’. 

Na ficção, Ross precisa se despedir de Marcel pois o macaquinho atinge a maturidade sexual e causa momentos constrangedores para o paleontólogo. Assim, ele acaba sendo doado ao zoológico, o que causou a chateação de Geller. Para Schwimmer, porém, a situação foi um grande alívio. 

Voltando ao especial, o elenco é questionado qual parte do show eles menos gostaram de ter feito; David prontamente respondeu: “O macaco”. Um dos primeiros pontos levantados pelo ator é que sempre que Marcel errava alguma passagem, o tempo cômico do elenco em cena era arruinado e tudo precisava ser refeito. 

Mas as queixas não param por aí. Schwimmer também relatou que o macaco-prego acabava descansando em seus ombros durante as pausas entre tomadas; o que tornava a situação desagradável era que o primata era alimentado com comida viva nesses espaços. 

Como se não bastasse, David conta que depois de Marcel comer, ele costumava tocar no rosto e no cabelo do ator com as mãos sujas de larvas de inseto mortas. Courtney Cox, que interpretou Monica Geller, irmã de Ross, também disse que o macaco a assustava. Jennifer Aniston, por sua vez, afirmou tê-lo amado. 

Treinador rebate

Mas a discussão não acaba por aí, há também o outro lado da história. Mike Morris, treinador de Marcel, fez questão de rebater as falas do ator. 

David Schwimmer foi Ross Geller em Friends/ Crédito: Warner Bros.

Em entrevista ao The Sun, ele chamou Schwimmer de “desprezível” por conta de suas declarações. Morris foi além e apontou que tudo não passou de ciúmes de Marcel, visto que, em sua opinião, o primata era mais divertido que Ross. 

“Nunca assisti Friends por causa dos comentários de Schwimmer sobre os macacos. Eu me recusei desde que ele deu uma entrevista após os animais serem eliminados do programa e disse que tentaram mordê-lo e jogar cocô nele. Eles não fizeram nada disso. Nada disso é verdade, quando eu estava lá nada disso aconteceu,” explicou.

Mike contou que as reclamações já eram sabidas por ele, mas que ele decidiu se manifestar somente após a repercussão do especial. “Não falei abertamente naquela época, mas agora falo. Não assisti à reunião [de Friends], mas ouvi de outras pessoas o que Schwimmer disse. Não concordo com isso, se algo aconteceu, ele [Schwimmer] que atrapalhou o tempo deles [macacos], se quisermos ser verdadeiros.”

Schwimmer estava bem com os macacos nos primeiros episódios e feliz por estar lá. Mas as pessoas riam do macaco e acho que ele ficou com ciúmes porque não foi dele que deram risada”, continua. 

"O outro macaco que interpretou Marcel (...) faleceu recentemente de câncer, então Schwimmer estava falando mal dos mortos quando fez esses comentários. Acho desprezível ele ainda falar mal”, completou.