António Guterres, secretário-geral da ONU - Wikimedia Commons
Mianmar

Secretário-geral da ONU pede fim da repressão militar em Mianmar

Em vídeo exibido na 46ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, António Guterres pediu o término da violência

Giovanna Gomes Publicado em 22/02/2021, às 08h56

O recente golpe militar ocorrido em Mianmar tem sido reprovado por uma série de lideranças ao redor do mundo. Uma delas é António Guterres, o secretário-geral da ONU, que desde o dia 1 de fevereiro, quando foi anunciada a tomada do poder, se mostrou contrário à ação.

No último sábado, 20, o representante já havia condenado o uso da força letal, uma vez que duas pessoas teriam sido mortas durante um confronto entre manifestantes e a polícia, que disparou contra as pessoas. Na ocasião, Guterres escreveu em seu perfil em uma rede social: "Eu condeno o uso de violência letal em Mianmar". Ele também afirmou que “o uso de força letal, intimidação e assédio contra manifestantes pacíficos é inaceitável."

Agora, o secretário emitiu novamente uma declaração sobre o tema em um vídeo exibido na 46ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU. As informações são do portal de notícias UOL.

Nesta segunda-feira, 22, o homem pediu que o exército de Mianmar "pare a repressão imediatamente" e "liberte os prisioneiros," referindo-se à líder Aung San Suu Kyi, bem como a outras importantes personalidades do governo. Ele ainda pediu o fim da violência, além de que os militares respeitem os “direitos humanos e a vontade do povo expressada nas recentes eleições."

Golpe ONU Mianmar secretário-geral Antonio Guterres

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada