25. O Pianista: Invasão da Polônia

Atormentado pelo regime nazista

Leandro Steiw Publicado em 01/07/2008, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Arquivo Aventuras

Baseado em fatos reais, o filme mostra a formação e o levante do gueto de Varsóvia sob a perspectiva do pianista polonês Wladyslaw Szpilman. Szpilman acompanha a invasão da Polônia, e a perseguição aos judeus pelas forças nazistas na virada das décadas de 1930 e 1940. Ele consegue fugir, mas toda sua família é enviada para os campos de concentração alemães. Para sobreviver à brutalidade da Segunda Guerra Mundial, o pianista esconde-se em prédios em ruínas. Para encarnar o papel principal, que lhe valeu o Oscar de melhor ator, Adrien Brody emagreceu 14 quilos em seis semanas, com uma dieta diária à base de ovos, chá, frango e saladas.

[Título original] The Pianist

[País] França/Alemanha/Reino Unido/Polônia

[Ano] 2002

[Direção] Roman Polanski

[Elenco] Adrien Brody, Thomas Kretschmann, Frank Finlay, Maureen Lipman, Emilia Fox, Ed Stoppard, Julia Rayner, Jessica Kate Meyer, Michal Zebrowski

[Preço do DVD] R$ 45

Fácil de encontrar

Fique de olho

O diretor Roman Polanski, que viveu a Segunda Guerra, inspirou-se numa cena real de sua vida para escrever a fuga de Szpilman do campo de concentração. Ele também ouviu a frase “não corra” ao escapar dos nazistas.