Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Bons motivos para ver 9º Pelotão

Pela primeira vez, um filme russo toca nas feridas da invasão soviética ao Afeganistão

01/07/2007 00h00 Publicado em 01/07/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Até agora, não havia surgido nenhum filme russo de porte sobre a invasão do Afeganistão (1979-1989). As feridas, porém, parecem ter começado a cicatrizar entre os ex-vermelhos. Este 9º Pelotão, lançado diretamente em DVD, cobre a lacuna. Em 2005, o diretor Fyodor Bondarchuk lançou este filme sobre o conflito, que teve praticamente o mesmo efeito de Platoon na audiência americana: comoção geral. É o filme de maior bilheteria na história da Rússia pós-comunista, arrecadando mais de 20 milhões de dólares. Ele acabou sendo o representante russo no Oscar 2007 de Melhor Filme Estrangeiro.

Está certo que o filme mostra a dura preparação dos pára-quedistas do regimento da Guarda, uma tropa de elite. Mas as tarefas e punições infligidas aos novos recrutas fazem os treinamentos de filmes americanos parecerem uma reunião de senhoras. No filme, fez errado, apanha. Fez certo, apanha. Não fez nada, apanha – bem ao estilo das lendas que correm sobre o Exército russo, tido como um dos mais violentos do mundo (de acordo com estudo da Human Rights Watch em 2004, cerca de 4 mil recrutas morrem por ano no Exército russo, vítimas de surras ou de suicídio).

Em 7 de janeiro de 1988, um grupo de 39 homens da Companhia nº 9 do 345º batalhão de pára-quedistas da Guarda ocupou uma colina estratégica, que mantinha guarda sobre a estrada para Khost. No dia seguinte, eles lutaram contra cerca de 300 mujahedins durante o dia inteiro e heroicamente mantiveram a posição. As baixas foram brutais: nove mortos e 28 homens gravemente feridos. Apenas dois soldados escaparam ilesos.

E prepare-se para ver um verdadeiro filme “patriota”. Além de terminar dizendo que eles foram os vencedores, a película contém cenas dignas de uma novela mexicana. A pior de todas? Quando o sargento durão – um verdadeiro psicopata – tem seu visto negado para retornar ao Afeganistão e debulha-se em lágrimas em um campo de flores vermelhas. f. o.

Outras resistências

Fomos Heróis

Dirigido por Randall Wallace, EUA, 2002. Mel Gibson é o tenente-coronel Hal Moore, que esteve no primeiro grande confronto entre tropas americanas e norte-vietnamitas, a “batalha de Ia Drang”, ocorrida em 1965. Ambos os lados reivindicaram ter vencido, a despeito da flagrante inferioridade numérica dos EUA (mil contra 4 mil).

Falcão Negro em Perigo

Dirigido por Ridley Scott, EUA, 2001. Em 1993, tropas de elite dos EUA tentaram capturar senhores da guerra somalis na capital Mogadíscio. O plano falhou e dois helicópteros Black Hawk foram abatidos. Ao todo, 160 americanos enfrentaram mais de 2 mil milicianos, numa selvagem batalha urbana.

O Álamo

Dirigido por John Lee Hancok, EUA, 2004. Neste filme, mais uma vez, a lenda do Álamo é retomada. Narra a resistência de cerca de 200 texanos contra as forças mexicanas, que totalizavam ao menos 1,8 mil homens.