Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Três obras para você ler antes de votar:

Três obras para você ler antes de votar:

Renato Janine Ribeiro Publicado em 01/10/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

O Príncipe

Nicolau Maquiavel

Campus, 2003

Livro fundamental para sairmos do moralismo estreito que condena o administrador público que se esquece de ter documentos para a compra de uma caixa de clipes e absolve quem faz um péssimo governo. Na época de Maquiavel, mau governo era você perder o poder. Hoje, mau governo é você não melhorar os indicadores sociais: distribuição de renda, emprego, índices de mortalidade infantil, escolaridade, cultura etc.

Prefácio de O Príncipe

Isaiah Berlin

Ediouro, 2002

Ótimo porque mostra que Maquiavel não era um defensor da amoralidade, mas apenas alguém que tinha uma moral não-cristã (“pagã”, diz Berlin) – que era a do cidadão interessado no bem da República.

Ciência e Política - Duas Vocações

Max Weber

Cultrix, 2004

O livro segue a mesma linha de Maquiavel. Mostra como existe uma ética de quem se mete na coisa pública que não é apenas a do moralismo. É uma obra muito mal-compreendida, mas importante para pensar a moral e a política.

Renato Janine Ribeiro é professor de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo e autor de, entre outros, A Sociedade Contra o Social – O Alto Custo da Vida Pública no Brasil.