Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

saiba mais caminho santiago primeiro itinerario cultural europa 729065

Como uma história improvável e o marketing medieval transformaram uma cidade no fim do mundo em rota de peregrinação que rivalizou com Roma e Jerusalém

Texto Mauro Tracco, de Barcelona Publicado em 01/12/2012, às 16h10 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
santiago - Arquivo Aventuras
santiago - Arquivo Aventuras

Em 1987, o escritor brasileiro Paulo Coelho, à época famoso por ser o parceiro de Raul Seixas, publicou O Diário de um Mago. A obra transformou seu autor em personalidade mundial. E o cenário do livro, no mesmo ano, ganhou a aura de "Primeiro Itinerário Cultural da Europa". O Caminho de Santiago, que moldou boa parte do europeísmo na Idade Média e serviu como aglutinador na luta contra os muçulmanos na península Ibérica, havia voltado à moda.

A transformação de um lugar tão remoto (a região onde supostamente repousa os restos de são Tiago é a Finis Terra, "o fim da terra") na Meca do cristianismo é um processo que mistura história e fantasia. Para o historiador Yves Bottineau, autor de Les Chemins de Saint Jacques, trata-se de "um dos mais assombrosos fenômenos da civilização ocidental", um fenômeno milenar que até hoje movimenta multidões. Na primeira metade do século 9, começou a correr entre os povos da cristandade a lenda de que os restos mortais de ninguém menos que são Tiago Maior, um dos 12 apóstolos de Cristo, estava enterrado nos confins do reino asturiano, a região que fica acima da atual fronteira norte de Portugal e Espanha.

Segundo a tradição, após a morte de Jesus, são Tiago desembarcou no porto de Iria Flavia (atual vila de Padrón, na Galícia, Espanha) e passou alguns anos evangelizando as províncias hispânicas. Ao retornar à Judeia, foi martirizado e morto. Seus discípulos então transportaram seu corpo de volta a Iria Flavia e ergueram um sepulcro a certa distância da vila. Devido às perseguições romanas aos cristãos primitivos, o túmulo teria sido abandonado e caído no esquecimento. Foi redescoberto, segundo a lenda, por volta de 830, quando um pastor galego chamado Pelaio percebeu a luz de uma estrela iluminando o monte Libradón. A notícia chegou a Teodomiro, bispo da diocese de Iria Flavia, que ordenou a escavação do monte e teria descoberto uma arca de mármore com os restos do apóstolo. Alfonso 2º, rei de Astúrias, a quem pertencia o território, mandou erguer uma igreja no local. Era o nascimento de Compostela.

Disseminação do culto

"O verdadeiramente fantástico não é o mito em si, mas a força com que se propagou. A partir do ano 1000, Compostela rivalizava em número de fiéis com os dois mais veneráveis e antigos centros de peregrinação: Jerusalém e Roma", diz Luís Martínez García, da Universidade de Burgos. A lenda caiu como uma luva para Alfonso 2º. Acuado pelos árabes depois da invasão de 711, seu reino estava em busca de elementos de identificação para a resistência frente aos mouros. "Santiago é um fator multinacional decisivo para articular o sentimento anti-islâmico na península Ibérica", diz Francisco Márquez Villanueva, da Universidade Harvard. O apóstolo se transformou no padroeiro da luta contra os árabes e, posteriormente, no chefe espiritual da Reconquista e das Cruzadas em toda a Europa cristã.

A atividade propagandística do clero compostelano nos séculos 11 e 12 também foi chave na disseminação do culto a são Tiago. Além do lobby feito junto aos papas para que incentivassem os fiéis a visitarem o sepulcro, escreveram crônicas que enalteciam o santo e destacavam sua importância. Peregrinar a Compostela virou obrigação para todo monarca de respeito, que nunca empreendia a longa viagem sem a companhia de um séquito que podia chegar a mais de 200 cortesãos.

A publicidade promovida pelo clero sob os auspícios da monarquia asturiana, somada aos anseios da credulidade popular, desenhou uma imagem convincente e atraente do santo apóstolo, que alcançou o auge de sua fama em meados do século 12. "Duzentos mil, talvez mais, em uma população europeia de uns 60 milhões, andariam rumo a Compostela a cada ano", afirma García.

Identidade europeia

Uma frase atribuída a Goethe diz que "a Europa se fez em peregrinação a Santiago". Como numa rede hidrográfica, de todos os pontos do continente partiam enxurradas de gente em direção à Galícia, formando vias "afluentes" e "subafluentes". Após atravessar os Pirineus, a maioria das rotas convergia no "rio principal": o chamado Caminho Francês. Entre os séculos 11 e 12, o trajeto se transformou na grande artéria de comunicação continental, a única via capaz de entrelaçar os diferentes reinos cristãos da península Ibérica com o resto da Europa, um ponto de união de mundos econômicos distintos.

Os viajantes precisavam de comida, segurança e descanso. Aos poucos, o caminho ganhou os instrumentos assistenciais necessários: um sistema urbano capaz de oferecer bens de consumo e segurança, um corpo policial organizado sob o manto das ordens militares e uma rede de albergues, igrejas e santuários abertos a todos os viajantes. O trajeto se transformou em um espaço urbanizado, protegido, acolhedor e sagrado.

A partir da metade do século 16, Santiago entrou numa fase de descrédito e decadência. As reformas protestantes que sacudiram o continente deram o golpe fatal às peregrinações, que a partir de então deixaram de interessar a boa parte dos europeus, principalmente dos territórios germânicos e da Inglaterra. Surgiram novas formas de religiosidade, mais intimistas, que rejeitavam ritos externos, como a visita a santuários.

Além das mudanças de natureza religiosa, é preciso considerar a desconfiança gerada pela multiplicação de bandidos que procuravam viver sob a asa que protegia o peregrino. Segundo um manuscrito da Colegiada de Roncesvalles, a maior parte dos que passavam a princípios do século 17 eram fugitivos da Justiça, transformando os lugares santos em "covis de ladrões". As rotas se deterioram, até serem redescobertas no século 20 - o turismo com um tom selvagem e o desafio da caminhada trouxeram novo alento aos estradões medievais.