Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Soldados voluntários versus conscritos

Soldados voluntários têm moral mais elevado que os recrutados à força. Mas o exemplo britânico mostra que, sem treinamento adequado, ambos estão fadados ao fracasso

Ricardo Bonalume Neto Publicado em 01/09/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Diz uma piada antiga que o maior “projétil” lançado pela Marinha Real britânica era o Exército. Durante a maior parte da história das ilhas britânicas a Marinha teve o papel de destaque na defesa do reino, enquanto o Exército produzia apenas pequenas forças expedicionárias, “disparadas” para ajudar aliados no continente, mas nunca em quantidades expressivas.

Isso mudou de modo dramático em 1916, com a ofensiva na região do rio Somme, o maior emprego de tropas britânicas até então, e resultou no maior número de mortos e feridos em um só dia em toda a história do Reino Unido. Em 1º de julho de 1916, dos 240 mil homens que cruzaram a linha de frente, 60 mil foram atingidos, dos quais mais de 20 mil morreram. Quilômetros de arame farpado, canhões de disparo rápido com munição auto-explosiva, metralhadoras atirando centenas de projéteis por minuto fizeram da infantaria alvo fácil. Como disse o historiador inglês John Keegan no livro The Face of Battle (A Face da Batalha), “a aparição da metralhadora nem tanto disciplinou o ato de matar – algo que o treinamento do século 17 já tinha feito –, como o industrializou”.

Industrialização

O metralhador operava do mesmo modo que um operário com uma prensa: alimentando sua “máquina” de matéria-prima, cuidando para que funcionasse sem falhas e operando de modo simples – apertando um botão. Keegan lembra que o teórico militar J.F.C. Fuller chamou a metralhadora de “essência concentrada de infantaria”. De fato, um soldado passou a ter o poder de fogo de 40; mas, ao contrário de 40 homens com fuzis dispersos pelo front, a metralhadora concentrou seu poder de fogo.

A industrialização do ato de matar coincidiu com exércitos de massa ainda maiores do que os da época napoleônica. O caso britânico é particularmente interessante. Outros países tinham serviço militar obrigatório em 1914, ou logo correram para adotá-lo. Mesmo em 1916, as tropas britânicas no Somme eram todas voluntárias. A distinção é importante, pois muitas vezes se confunde forças armadas “profissionais” com “voluntárias”. Não resta dúvida de que voluntários têm moral mais elevado do que os recrutados à força. Mas sem treinamento adequado, o resultado é o mesmo: fracasso na batalha.

A maior parte dos que atacaram no Somme eram “soldados-cidadãos”, civis que só conheciam da arte militar o ato de marchar e marchar mais. Pouco receberam de treinamento tático, como os franceses e alemães já começavam a fazer, por conta do grande número de baixas que sofreram antes. Os soldados-cidadãos foram, então, dizimados.

Outro ditado que surgiu sobre a qualidade do comando na Primeira Guerra dizia que os soldados britânicos eram “leões comandados por burros”. Em defesa dos generais deve-se dizer que mesmo Napoleão pouco poderia fazer, pois as condições tecnológicas tornavam difícil sair do atoleiro das trincheiras.

A guerra e sua voraz fome por soldados reacenderam em 1915-1916, no Brasil, a discussão sobre o serviço militar obrigatório, defendida pelo poeta Olavo Bilac (1865-1918). Foi lenta a sua adoção, e mesmo na Segunda Guerra o recrutamento ficou aquém do desejado – o Brasil enviou uma divisão de infantaria para a Europa, quando a intenção inicial era enviar três.

Mas se um exército voluntário pode não ser profissional, como mostra o Somme, um que é baseado em conscritos que servem por um ano nem tem como sê-lo. O “soldado profissional” é um que faz carreira de longa duração na Força Armada, é seu núcleo básico.

A Segunda Guerra foi lutada por civis armados, treinados pelos quadros regulares anteriores ao conflito. Os Estados Unidos também recrutaram “não-voluntários” na Guerra do Vietnã, o que aumentou seus problemas de moral e deserção. Desde então, as principais potências ocidentais reverteram para tropas menores, voluntárias e profissionais.

O profissionalismo permitiu vitórias decisivas, como a dos britânicos nas ilhas Falkland/Malvinas (1982), ou as duas derrotas do Iraque em combate convencional (1991 e 2003). Mas hoje as tropas anglo-americanas continuam no Iraque e no Afeganistão. E as duas têm dificuldade em recrutar voluntários. Cansados de operações constantes, os soldados profissionais dão baixa e obtêm cargos mais bem pagos na sociedade civil.

Ricardo Bonalume Neto, 47 anos, é repórter da Folha de S.Paulo especializado em ciência e assuntos militares. Cobriu conflitos em vários continentes e é autor de A Nossa Segunda Guerra – Os Brasileiros em Combate, 1942-1945.