Torre de Pisa

O campanário medieval italiano começou a ser construído há oito séculos e sempre foi torto. Só se estabilizou depois da restauração concluída em 2001

Maria Carolina Cristianini e Tiago Cordeiro Publicado em 08/12/2009, às 04h50 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

FICHA TÉCNICA

Localização: Pisa, noroeste da Itália

Construção: De 1173 a cerca de 1370

Material: Mármore

Altura: 55 metros

Peso: 14 453 toneladas

Arquiteto: Desconhecido. Mas existem pelo menos seis suspeitos.

QUARTEIRÃO DA ARTE

A importância da torre vai além do fato de ela ser torta. "Foi construída para compor um conjunto de edifícios capaz de representar a condição cultural e econômica da cidade na época, diz Marcos Tognon, professor de História da Arte da Unicamp.

TENTATIVAS VÃS

Desde o século 13 Pisa tenta mudar a inclinação do campanário. Em 1838, uma restauração atingiu o lençol freático e inundou a base. Quase 100 anos depois, o ditador Benito Mussolini mandou injetar cimento no alicerce. Nada mudou.

MIL E UMA EXPLICAÇÕES

Na época, imaginou-se que a inclinação fizesse referência à corcunda de William de Innsbruck, um dos possíveis arquitetos. Outra sugestão era a de que os operários a ergueram assim de propósito, em protesto contra os baixos salários.

Reforma final
Correção iniciada há 20 anos e concluída há oito garantiu a estabilidade da obra por 300 anos

1. Cabos

Cabos de aço foram presos ao redor da torre e ligados a grandes contrapesos a um quarteirão de distância. Assim, o edifício permaneceu seguro durante a reparação.

2. Pesos e escavação

Para dar mais sustentação, peças de chumbo foram instaladas no lado oposto à inclinação. Depois veio a fase de extração de solo: 41 brocas perfuraram o chão e retiraram 60 toneladas de terra.

3. Reacomodação

A remoção de terra criou um espaço vazio no solo, no lado oposto ao inclinado. Com isso, o próprio peso da torre fez com que ela se reacomodasse no buraco e retornasse em meio grau.

Camada 1
Antigo leito de rio, formado de solo arenoso.

Camada 2

Argila de consistência mole.

Camada 3

Areia sedimentada, composta por diversos minerais.

Fé inclinada
Itália tem mais torres tortas

Igreja de San Nicola

Localizado em Pisa, o campanário da igreja tem inclinação de 2,5 graus. A exemplo da torre famosa, foi construído em um terreno pantanoso e sem base sólida.

Igreja San Michele degli Scalzi

Também de Pisa e construída sobre solo inadequado, é tão inclinada quanto a torre da catedral depois da reforma da década passada: 5 graus.

Torres Asinelli e Garisenda

Ambas ficam na cidade de Bolonha e foram erguidas no século 12. A Asinelli é uma das mais altas do país, com quase 100 metros, e Garisenda tem uma inclinação vertical de 3 metros.