Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Hollywood

5 erros que podem ter passado despercebidos em filmes famosos de Hollywood

Do Stormtrooper atrapalhado ao menino que dedurou Hitchcock, essas aclamadas produções possuem falhas gritantes, mas que não apagam seu sucesso

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 20/08/2023, às 14h00 - Atualizado em 21/08/2023, às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens de 'Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)' e 'Gladiador' - Divulgação
Imagens de 'Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)' e 'Gladiador' - Divulgação

Grandes diretores, filmes icônicos. Hollywood é considerado um padrão de ouro para o cinema, mas como dizer ao contrário? Ao longo de décadas, a indústria norte-americana produziu alguns dos longas mais aclamados de todos os tempos — sendo responsável pelas maiores bilheterias da história.

Apesar de sua grandeza, nem tudo está fadado ao sucesso e tampouco alheio de críticas e falhas. Até mesmo nas grandes produções existem pequenos erros que podem ter passado desapercebido pela direção, equipe de filmagem ou edição, mas não pelos olhares mais atentos do público.

Engana-se quem pensa que a lista está restrita a diretores amadores, estamos falando de alguns dos maiores clássicos da sétima arte. Confira nossa lista com 5 dos maiores erros de filmes hollywoodianos!

1. O Stormtrooper atrapalhado

Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança estreou nos cinemas em maio de 1977. O primeiro filme da franquia de George Lucas foi responsável por conquistar, na época, a maior bilheteria do cinema de todos os tempos: 775 milhões de dólares.

+ Star Wars: como o caso Watergate e o Terceiro Reich influenciaram a saga?

É verdade que nem mesmo Lucas esperava o sucesso do filme, que aquela altura chamava apenas Star Wars — visto a incerteza sobre sua continuação. Mas nem mesmo um erro que se tornou lendário tirou o brilho da produção.

Na parte final do filme, um desajeitado Stormtrooper — tropa de base do Império Galáctico — acaba batendo a cabeça em uma das portas levadiças da Estrela da Morte. O erro é conhecido como um dos mais icônicos da história do cinema.


2. O menino que dedurou Hitchcock

Em Intriga Internacional (1959), o roteirista Ernest Lehman pretendia escrever "o filme de Hitchcock para acabar com todos os [outros] seus filmes", descreve artigo da TCM. De fato, o longa foi muito bem recebido pela crítica, e sendo indicado a três categorias do Oscar: Melhor Edição de Filme, Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro Original.

Estrelado por Cary Grant, o drama conta a história de um executivo de publicidade da cidade de Nova York forçado a fugir após ser confundido com um agente do governo. No final do filme, as coisas mudam, resultando no protagonista levando um tiro em uma lanchonete.

É justamente nesse momento que a falha na produção acontece. Um dos atores mirins contratados como figurante acaba atrapalhando o suspense da cena ao tampar os ouvidos, claramente esperando o som do tiro, bem antes da cena acontecer.


3. Gladiador e a carruagem a gás

Dirigido por Ridley Scott, o filme épico de história Gladiador (2000) foi indicado a doze categorias do Oscar, recebendo cinco prêmios — entre eles o de Melhor Filme e Melhor Ator (Russel Crowe).

Embora seu sucesso, arrecadou mais de 450 milhões de dólares, o longa que se passa no ano de 180 d.C, apresenta algumas inconsistências históricas e de temporalidade em seu enredo: como uma carruagem movida a gás.

Não é preciso nem mencionar que quando os gladiadores usavam os veículos, eles eram puxados por cavalos, mas não é bem isso que acontece no filme. Afinal, em uma cena, um cilindro de gás aparece na parte de trás de uma das carruagens.


4. O tiroteio em Pulp Fiction

Com seu avassalador Cães de Aluguel (1992), Quentin Tarantino começou sua carreira com um dos diretores mais promissores do cinema norte-americano. E ele fez questão de não decepcionar em sua produção seguinte: Pulp Fiction: Tempos de Violência (1994).

+ Maya Hawke revelou que não consegue assistir sua mãe em ‘Pulp Fiction’

Com um elenco repleto de estrelas, Tarantino criou as histórias entrelaçadas de um drama policial bem-humorado e fez da produção um dos seus filmes mais conceituados e amados pelo público e crítica.

Mas nem mesmo Quentin foi capaz de escapar de erros de continuação. Em uma das cenas marcantes da produção, Samuel L. Jackson e John Travolta visitam um apartamento onde seus alvos tentam abatê-los.

Mas antes mesmo da troca de tiros começar, vários buracos de balas são visíveis nas paredes — algo que não estava lá no início da cena. Parece que até mesmo alguém tão cuidadoso quanto Tarantino é capaz de cometer um erro dessa natureza.


5. O carro em Coração Valente

Quando Coração Valente estreou nos cinemas, em 1995, o filme foi logo um sucesso. Estrelado e dirigido por Mel Gibson, a produção foi indicada a dez categorias do Oscar, recebendo metade dos prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.

Coração Valente narra a história do guerreiro escocês William Wallace, que liderou seu país para a liberdade do rei Edward I da Inglaterra. O sucesso, porém, não agradou tanto assim o povo representado, que enxerga uma visão bastante desprezível de seu país.

Mas o ponto em questão é outro. Em Coração Valente, Mel Gibson deixou passar uma falha óbvia: em uma das principais cenas de batalha do longa, é possível ver um carro no canto inferior da tela.

@vitanimation Did you know that a car is appearing in Braveheart movie #braveheartmovie#melgibson#GOOF#mistakes#cinema#moviehistory#films#entertainment#car♬ original sound - Omy Gosh