Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Europa

5 vezes em que o diabo tentou corromper santos e se deu mal

De Santo Antônio e Santa Catarina, diversos contos relatam as peripécias de satanás e suas artimanhas

Redação Publicado em 26/09/2019, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Santa Catarina luta contra demônios - Reprodução
Santa Catarina luta contra demônios - Reprodução

Contos históricos relatam a luta que o diabo travou contra santos na tentativa de corrompê-los na vida mundana. E o satanás quase sempre se deu mal!

Santo Antônio, São Bento e Santa Catarina são alguns dos religiosos que já foram tentados pelo diabo, conseguindo vencer as mais diversas provações.

Relembre as principais lutas retratadas ao longo da história:

Santo Antônio

Crédito: Reprodução

Santo Antônio nasceu de pais ricos, mas desistiu da vida feita e se retirou para o deserto com o intuito de viver na santa contemplação. E satanás, claro, não ia deixar Antônio escapar das tentações do mundo. O diabo atormentava o pretenso santo com preguiça, tédio e imagens tentadoras de mulheres. 

Santo Antônio lutou contra eles com uma oração cada vez mais intensa. Irritado com a resistência de seu oponente a ataques mentais, o diabo investiu fisicamente para agredi-lo com um bando de demônios inferiores até que o santo caiu inconsciente — em sua única vitória. Santo Antônio foi resgatado por um amigo e recuperou sua saúde antes de buscar reclusão novamente. 

Vendo que as ameaças físicas não funcionavam, o diabo enviou legiões de bestas selvagens com ordens para fazer o que quisessem com a vítima. Antônio apenas riu do Diabo e de seus inúmeros fantasmas assustadores . "Se algum de vocês tem alguma autoridade sobre mim, apenas um teria sido suficiente para lutar comigo", declarou o religioso.

São Bento

Crédito: Reprodução

São Bento também era um jovem rico que largou os prazeres da vida para viver a austeridade religiosa. Bento retirou-se de Roma para uma caverna isolada. Mas o Diabo não se contentou em deixar o religioso escapar de suas garras.

A primeira tentativa foi visitar Bento na forma de um pássaro, que bicou seu rosto diversas vezes. Bento simplesmente o benzeu e se livrou do bicho. A próxima tentativa do diabo foi mais carnal. Ele tomou a forma de uma bela dama a quem Bento havia se interessado. A visão era tão sedutora que o religioso quase saiu de sua caverna para se render às delícias e prazeres da carne.

No entanto, ele salvou sua alma quando se atirou em um arbusto espinhoso e rolou para mortificar a carne. Um banho gelado no rio talvez tivesse um efeito calmante menos doloroso, não?

Santa Catarina

Crédito: Reprodução

Santa Catarina é reconhecida pelos católicos como uma das doutrinas da Igreja — santos importantes para a formação da teologia da Igreja Católica. Mas para alcançar essa posição, ela primeiro teve que se unir a Cristo e batalhar contra o diabo - que não permitiu que Catarina realizasse uma jornada fácil para a santidade. Ele a subjugou com imagens repugnantes e alucinações que duraram dias. Durante esse tempo, ela não conseguia se comunicar com Deus. Por fim, as visões foram dissipadas pelas orações de Catarina.

St. Wolfgang

Crédito: Reprodução

St. Wolfgang decidiu construir uma igreja. Para determinar onde erguê-la, ele subiu uma montanha, jogou um machado e observou o local do pouso. Chegando ao local onde o machado caiu, decidiu que precisava de uma pequena ajuda com a construção. O diabo apareceu a St. Wolfgang e ofereceu seu seviço. O preço: reivindicar a alma da primeira coisa viva que entrasse na igreja. Wolfgang concordou.

Embora a capela parecesse bonita, os habitantes locais sabiam que ela havia sido feita com ajuda do diabo, pois as linhas eram irregulares e não compatíveis com as outras igrejas da época. E Wolfgang começou a temer o preço que ele teria que pagar. Eis que um lobo perseguido por caçadores convenientemente correu em direção à igreja. Wolfgang abriu a porta e disse ao diabo que levasse a alma do primeiro ser vivo que entrasse. Aparentemente, a dívida estava paga!

St. Dunstan

Crédito: Reprodução

St. Dunstan era conselheiro de um dos reis da Inglaterra, mas foi acusado de bruxaria e banido da corte. Ele levou a vida santa de um eremita, tocando harpa e trabalhando como ferreiro. Como sempre, o diabo não permitiria que alguém vivesse uma vida simples e sagrada.

Um dia, enquanto Dunstan trabalhava em sua ferraria, o capeta assumiu a forma de uma jovem mulher que dançou para tentar convencê-lo a pecar. Mas o rapaz ignorou a dançarina e continuou seu trabalho. A  dança tornou-se mais selvagem, e suas saias se ergueram enquanto ela girava, revelando suas partes íntimas. Dunstan agarrou o nariz do diabo com as tenazes de brasa de sua forja e o expulsou. 

Forçando o diabo a prometer nunca mais incomodá-lo, ele martelou ferraduras em seu casco. Acredita-se que a água vermelha e sulfurosa da nascente de Tunbridge Wells tenha sido estragada pelo Diabo quando ele tentou curar seu nariz queimado.