Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Anatomia de Uma Queda

Anatomia de Uma Queda: Filme que se destacou no Oscar é baseado em fatos?

Com quatro indicações ao Oscar, Anatomia de Uma Queda mostra a história de uma investigação alucinante após um acidente repleto de dúvidas

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 24/01/2024, às 11h59 - Atualizado em 08/02/2024, às 15h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Anatomia de Uma Queda' - Divulgação
Cena do filme 'Anatomia de Uma Queda' - Divulgação

A escritora alemã Sandra e o filho, Daniel, embarca numa eletrizante investigação quando Samuel, marido e pai, é descoberto sem vida na área externa da residência da família, localizada nos Alpes, em uma área remota. Questionamentos surgem: ele morreu após uma queda ou foi um crime?

Esta é a sinopse de Anatomia de Uma Queda, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 25. O longa chamou atenção nos últimos dias após receber cinco indicações ao Oscar. 

Além da categoria 'melhor filme', o longa investigativo também rendeu uma indicação para Sandra Hüller, protagonista, na categoria 'melhor atriz'. O filme também foi notado nas categorias de 'melhor diretor' e 'melhor roteiro original, além de 'melhor edição'. 

"A vida da escritora alemã Sandra (Sandra Hüller) desmorona quando seu marido, Samuel, é encontrado morto. Aos poucos, o julgamento deixa de ser apenas uma investigação das circunstâncias da morte de Samuel e se torna uma inquietante jornada psicológica às profundezas da relação conturbada do casal", detalha a sinopse do filme

Com isso em mente, fica a dúvida: Anatomia de Uma Queda é baseado em fatos? Bom, o filme que se destacou na lista de indicados ao Oscar é uma ficção. A história retratada, assim como os personagens, são totalmente fictícios. 

Inspiração

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Justine Triet, diretora do filme, explicou que o gênero true crime foi uma inspiração para o projeto. 

"Eu leio esse tipo de história de crimes verdadeiros quase diariamente e assisto, novamente quase diariamente, esses filmes e séries de julgamento. Então eles foram uma inspiração. Sempre pensei que um dia faria um filme com um julgamento no centro da trama, no centro da história", disse ela.

No entanto, ela destaca que, diferente do que assiste em filmes do gênero, a resolução da história mostrada em 'Anatomia de Uma Queda' não é óbvia. 

"Mas muitas vezes, a impressão que tive como espectador desses programas e filmes, ou quando os lia ou assistia, é que as histórias são muito fáceis, muito óbvias. A resolução é sempre demasiado óbvia. Não quero dar spoilers do filme, mas a resolução aqui não é óbvia. Minha intenção ao fazer este filme é ter algo bastante complexo e, mesmo no final do filme, pouco claro", continua Triet.