Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Baby Bandito

Baby Bandito: Veja o que aconteceu com o criminoso que inspirou a série

Baby Bandito, nova série da Netflix, se inspira na história verdadeira do 'roubo do século' ocorrido no Chile, em 2014

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 06/02/2024, às 11h13 - Atualizado às 18h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kevin Olguín: Realidade e ficção - Arquivo pessoal e Divulgação/Netflix
Kevin Olguín: Realidade e ficção - Arquivo pessoal e Divulgação/Netflix

A vida comum de um skatista chamado Kevin muda por completo quando se apaixona por uma garota privilegiada chamada Génesis. De realidades diferentes, ele decide executar um plano arriscado para ganhar dinheiro: um roubo milionário.

Essa é a história contada na série Bandy Bandito, que se encontra entre as mais assistidas por brasileiros na plataforma de streaming Netflix.

No primeiro episódio, a produção informa aos assinantes que a história apresentada é inspirada em eventos reais "distorcidos para a sua e para a nossa conveniência". 

Assim, surgem dúvidas: como aconteceu o 'roubo do século'? O que aconteceu com o Kevin da vida real? 

O roubo

O roubo que inspirou a série ocorreu em 2014 no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, no Chile. Oito pessoas, que estavam disfarçadas de funcionários, executaram um ataque contra um veículo blindado repleto de dinheiro.

A quantia, vale ressaltar, seria enviada para o banco de Copiapó, no Norte do Chile. Os criminosos encontraram uma brecha: os seguranças do veículo, que levaria o dinheiro para as aeronaves, não tinham autorização para portar armas naquela área do aeroporto.

Cena da série Baby Bandito - Divulgação/Netflix

Como resultado, roubaram entre US$ 7 milhões e US$ 10 milhões. Uma das pessoas do grupo era Kevin Olguín. Ao enriquecer com o furto e conseguir documentos falsos, fugiu para a Europa e passou a viver uma vida de luxo, explica o jornal La Tercera.

Vida de mentiras

Procurado ao redor do mundo, a nova vida de mentiras de Kevin não durou muito tempo. Em 2016, ele acabou preso enquanto estava no Parque Güell, em Barcelona. Extraditado para o Chile, Olguín conseguiu fugir, no entanto, não duraria muito.

Registro da prisão de Kevin - Reprodução/Vídeo/Agência EFE

Kevin teve envolvimento no atropelamento de Rafael Araneda, ocorrido em 2017. Assim, foi preso em 2018 e condenado a quatro anos de prisão, repercute jornal La Tercera.

O destino de 'Baby Bandito' chama atenção até hoje. Desde então, muitos acreditavam que ele cumpria pena pelos crimes do passado. No entanto, em 2021, explica o La República, Olguín voltou a vida criminosa.

Naquele ano, ele foi detido pelas autoridades após participar de um assalto a um caminhão de tabaco. Essa foi a última atualização sobre a vida do criminoso que inspirou a série da plataforma de streaming Netflix.