Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Chaves

Chaves: Música de abertura da série foi composta por Beethoven?

Entenda como a relação entre o menino da vila e o compositor germânico rendeu um processo milionário contra a Televisa e Roberto Gómez Bolanõs

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 14/05/2023, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com as fotos de Chaves e Beethoven - Divulgação/Televisa e Getty Images
Montagem com as fotos de Chaves e Beethoven - Divulgação/Televisa e Getty Images

Amado pelos brasileiros, o seriado de televisão mexicano Chaves estreou no SBT em 1984 — embora os 312 episódios da produção original tenha sido gravados em sete temporadas, entre 26 de fevereiro de 1973 e 7 de janeiro de 1980.

A história sobre o menino que passa a maior parte do seu tempo em um barril só deixou de ser exibida por aqui em meados de 2020, devido a uma disputa judicial envolvendo a família de Roberto Bolaños e a Televisa

Além de sua simplicidade e de personagens caricatos, o programa mexicano também alegrava as manhãs e tarde televisivas por suas canções. Afinal, quem não se lembra de toda a turma embalando o hit Que Bonita sua Roupa?

+ Afinal, qual foi último episódio de Chaves?

Ou então da exaltação da criança em seu eu interior com os versos de "Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda / Amanhã velho será, velho será, velho será! / A menos que o coração, que o coração sustente / A juventude que nunca morrerá!". 

Isso sem contar a dramaticidade de Boa Noite, Vizinhança, ou de todo amor contido em "Quero ver / Outra vez / Seus olhinhos de noite serena". A musicalidade de Chaves, porém, vai muito além disso. O que poucos sabem é da relação entre o programa mexicano e o clássico compositor germânico Ludwig van Beethoven

O tema de Chaves

Talvez Chaves tenha uma das intros mais conhecidas entre as séries televisivas de todos os tempos. A música de abertura do programa, na versão brasileira, foi composta pelo ator e dublador Mário Lúcio De Freitas em 1989 — quase uma década depois do fim do show no México. 

"Aí vem o Chaves, Chaves, Chaves, / Todos atentos olhando pra TV / Aí vem o Chaves, Chaves, Chaves, / Com uma historinha bem gostosa de se ver", diz o trecho de abertura que todos conhecem. 

Mas a relação entre Chaves e Beethovenestá presente na abertura original do seriado que, desde seu primeiro episódio, usa a canção 'The Elephant Never Forgets', que faz parte do álbum 'Moon Indigo' do compositor de música francês Jean-Jacques Perrey, lançado em 1970. 

Acontece que 'The Elephant Never Forgets' é uma versão de Perrey para uma música de Ludwig van Beethoven composta em 1811, chamada 'Turkish March' ('A Marcha Turca') — que fez parte da peça de August von Kotzebue chamada 'As Ruínas de Atenas'.

Processo contra Bolaños

Segundo repercutido pelo BuzzFeed, uma postagem da Biblioteca Jurídica Argentina (BJA) aponta que Perrey chegou a processar Roberto Gómez Bolaños e a Televisa, em 2010, pela falta de pagamentos de direitos autorais. 

+ 7 quartos e 9 banheiros: A luxuosa mansão de Roberto Bolanõs

Segundo matéria da Ibero 909, estação de rádio da Cidade do México, Perrey alegou que Chespirito nunca pagou royalties aos compositores e intérpretes originais das músicas usadas em sua série. "Ele simplesmente se apropriou de forma tão grosseira que também licenciou o VHS e DVD de comercialização da série com elas", completa artigo da BJA

Parte do processo movido por Perrey contra Bolanõs e a Televisa/ Crédito: Biblioteca Juridica Argentina

"Chespirito simplesmente pirateou todas as músicas que incluiu em sua série de televisão. O roubo e a impunidade foram tão grosseiros que em nenhuma de suas séries ele incluiu os créditos correspondentes aos autores originais pela música usada", prossegue a Biblioteca. 

Bolanõs ainda teria usado outra música de Perrey, chamada Baroque Hoedown, nos créditos finais de Chapolin Colorado; e Country Rock Polka em Chespirito, aponta a Ibero 909. 

Entretanto, a notícia só caiu no conhecimento popular um ano depois em que a Televisa entrou em acordo com o compositor francês para o pagamento de uma indenização (que teve o valor mantido em sigilo).

Assim, foi feito o reparo financeiro pelo uso indevido das canções durante todos os anos em que as mesmas foram exibidas na televisão ou comercializadas em filmes e outros produtos.