Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Messi

Che Guevara e ídolo pop: 5 curiosidades sobre Lionel Messi

Craque argentino estará na final da Copa do Mundo disputada hoje, 18, ao meio-dia, no Lusail Stadium

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 18/12/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O craque argentino Lionel Messi - Getty Images
O craque argentino Lionel Messi - Getty Images

Neste domingo, 18, o craque argentino Lionel Messi pode alcançar um patamar único em sua carreira. Vencedor do prêmio Bola de Ouro por sete vezes, além de inúmeros títulos da Champions League e La Liga, ou de artilharias em diversas competições, La Pulga tem a chance de se sagrar campeão da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. Um feito só logrado pela Argentina em duas ocasiões: 1978 e 1986.

Em 2014, na Copa do Mundo do Brasil, o camisa 10 albiceleste chegou perto de conseguir o troféu restante em sua carreira vitoriosa, mas acabou frustrado pelo gol nos acréscimos de Mario Götze, que deu o título à Alemanha.

Messi atuando na Copa do Mundo 2022/ Créditos: Getty Images / Lionel Messi

Agora, Messi enfrenta a atual campeã da competição, a França; liderada pelo jovem talento Kylian Mbappé. A partida acontece a partir do meio-dia, horário de Brasília, no Lusail Stadium. 

Mas antes do jogo mais aguardado deste últimos quatro anos, será que você sabe realmente quem é Lionel Messi? Pra isso, separamos 5 fatos pouco conhecidos sobre um dos maiores jogadores de futebol da história. 

1. Homenagem ao ídolo pop

Lionel Andrés Messi Cuccittini nasceu em 24 de junho de 1987 na cidade argentina de Rosário. Seu primeiro nome, aliás, é uma homenagem ao cantor norte-americano Lionel Richie, de quem seus pais eram fãs. 

O cantor Lionel Richie/ Crédito: Getty Images

Um ano antes de La Pulga vir ao mundo, o outro Lionel lançava seu álbum ‘Dancing on the Ceiling’, que lhe rendeu um disco duplo de platina. Em 2016, conforme recorda matéria do UOL, Richie foi questionado sobre o fato por jornalista pouco antes da cerimônia do Grammy. 

Meu filho. Não é fantástico? É uma honra que os pais de Messi tenham colocado o nome dele em minha homenagem", declarou.

O cantor também deu um conselho ao craque argentino, que havia perdido um pênalti decisivo na final da Copa América daquele ano: “Se eu te contasse quantas vezes perdi no Grammy e isso só me fizesse fazer uma coisa: melhorar.”

“Então, nem estou preocupado com meu homônimo; ele vai ficar bem. Ele é um vencedor obviamente. Tenho certeza que ele está triste agora, mas ele é um Lionel, não tem como errar”, completou.


2. A ligação com Che Guevara

Outra curiosidade de La Pulga é que ele possui algumas coincidências com o líder revolucionário Che Guevara. Afinal, ambos nasceram em junho na cidade de Rosário, separados ‘apenas’ por 59 anos — como já dito, Messi é de 1987 e Che de 1928. 

Entretanto, por mais que não seja muito de se posicionar publicamente sobre assuntos políticos, Lionel Messi já falou sobre o conterrâneo em uma entrevista à revista 'La Garganta Poderosa', em 2011, que foi repercutida pela agência EFE. 

Che Guevara durante entrevista/ Crédito: Reprodução/Video

Pode parecer loucura, mas, à época, Messi não era uma figura tão bem quista assim pelos argentinos, que alegavam não enxergar nele um personagem patriótico, assim como foi Don Diego Armando Maradona

Algumas vezes, vou a outras partes do mundo e encontro a camisa argentina com meu nome, e isso é o máximo. Fico emocionado ao ver camisetas ou bandeiras do Che Guevara e de Maradona em qualquer lugar do mundo. Me dá uma sensação muito boa", declarou. 

"Eu tento fazer tudo bem feito, porque sei que há muitas crianças que se espelham em mim, e é um orgulho ser um exemplo para elas, pelo que faço dentro de campo, mas sobretudo pelo comportamento que tenho fora, sendo humilde, sem esquecer de onde saí", finalizou.


3. Problema de crescimento

Messi deu seus primeiros chute numa bola logo aos 5 anos, mas foi só aos 9 que passou a atuar nas categorias de base do tradicional Newell´s Old Boys, de Rosário. Nessa época, ele media apenas 1,27 metros; o que o levou a ser encaminhado para um endocrinologista. 

Posteriormente, Lionel foi diagnosticado com um déficit de produção hormonal. Segundo explica matéria da equipe do site do Aventuras na História, o problema atinge uma pessoa a cada 20 mil

Messi durante sua infância, com o uniforme do Newell's/ Crédito: Reprodução

Por conta disso, o craque argentino foi submetido a um tratamento para a aplicação do hormônio do crescimento, que teve que ser feito até ele completar 16 anos. Durante esse tempo, Messi teve de tomar cerca de 2 mil aplicações das injeções nas pernas. 

Além de doloroso, o tratamento era muito caro. Até certo ponto, a siderúrgica onde seu pai trabalhava arcou com parte dos custos, mas uma crise econômica impediu a continuidade. O processo só teve continuidade após ele firmar contrato com o Barcelona algumas semanas depois.


4. A importância da família

A família sempre teve um papel fundamental na carreira de Lionel, mas foi sua avó, Celia Oliveira Cuccittini, sua principal incentivadora. Entretanto, ela jamais conseguiu vê-lo se tornar uma estrela. 

Messi na infância junto de sua avó, Célia/ Crédito: Reprodução

Em 1998, quando La Pulga tinha apenas 11 anos, e jogava na base do Newell's, Celia faleceu. Mesmo assim Messi jamais a esqueceu. Há alguns anos, ele recordou a relação entre os dois em entrevista ao canal argentino Tyc Sports. 

Minha avó costumava dizer 'coloquem ele' e eles disseram 'não, não, é muito pequeno'. 'Coloque, ele vai salvar o jogo', ela dizia. Começaram a discutir, trocaram alguns pares de palavras e me colocaram. No final, marquei dois gols nessa partida”, relembrou. 

É por causa de Celia, aliás, que ele comemora seus gols apontando para cima. “Foi ela quem me levou a jogar futebol e que não viveu nada de tudo o que está acontecendo. Lá de cima, ela me ajuda e desfruta do que vivemos eu e minha família”, contou o craque.


5. Palavra própria

Messi possui um talento natural para jogar bola. É mágico vê-lo desfilar seu talento pelo planeta bola. A destreza com a qual o camisa 10 conduz a pelota parece até uma dança, de tão performático e natural. 

E é justamente essa característica que o fez ter uma palavra no dicionário espanhol. Conforme recorda matéria do portal The Sportsman, em 2017, Lionel Messi fez uma de suas melhores temporadas com a camisa do Barcelona. Assim surgiu o termo 'inmessionante’, que significa “a maneira perfeita de jogar futebol”.