Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Família Real Britânica

Como se entra na Família Real Britânica?

Com a morte da rainha Elizabeth II, os compromissos da monarca deverão ser cumpridos pelo filho Charles

Redação Publicado em 08/09/2022, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Membros da Família Real Britânica reunidos em fotografia - Getty Images
Membros da Família Real Britânica reunidos em fotografia - Getty Images

A morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, abala a Família Real Britânica pela transição de seu trono e mobilização familiar em torno da trágica perda da monarca que esteve à frente do Reino Unido por 70 anos.

Charles, filho mais velho da rainha, torna-se Charles III e assume o trono como rei, previsto para ser empossado no cargo máximo na próxima sexta-feira, 9, após 70 anos de liderança capitaneados pela mãe. 

Mesmo com a passagem sendo simples e preparada ao longo de anos com a tratativa "London Bridge", como revelado pelo Palácio de Buckingham, muitos internautas manifestaram, através de comentários em redes sociais, se a coroa poderia ter sido passada para outra pessoa senão o filho da rainha.

Quem acredita que pode tomar o cargo mais alto da mais importante monarquia do mundo somente ao efetivar uma união estável com um membro da família, se engana; Philip, ex-marido de Elizabeth II e falecido em 2021, não poderia assumir o trono máximo. A atual esposa de Charles, Camilla Parker-Bowles, também não tem direito a coroa.

Isso se deve ao fato de que pessoas nascidas fora da Família Real, mesmo que unidas com um membro, não estão permitidas para assumir o cargo de rei e rainha. Estando unidas a um destes, ganham o prefixo de "consorte", além dos títulos de "duque" ou "duquesa", como ostentavam os citados.

Vindos de fora

Tal regra é prevista nas diretrizes da realeza, como reportou o jornal britânico BBC. Contudo, os filhos destas pessoas com membros da família, estes sim, podem e são incluídos na sequência de regências para, no futuro, assumirem o trono. Isso é permitido por serem considerados “nascidos” da Família Real.

Charles não teve filhos com a atual esposa, mas teve dois herdeiros durante seu casamento com Diana Spencer, popularmente conhecida como Lady Di, sendo eles os príncipes William e Harry. O último abdicou dos títulos monárquicos e sequer vive na Inglaterra, estabelecendo residência nos Estados Unidos após uma saída conturbada junto da companheira Meghan Markle.

William, por sua vez, manteve-se no grupo familiar e casou-se com Kate Middleton, que obteve títulos reais e, assim como Harry, teve filhos que poderão ocupar o trono. Já os de os de Harry não poderão, devido a abdicação.