Curiosidades » Família Real Britânica

De fã dos Beatles a parentes nazistas: 5 curiosidades sobre o príncipe Philip

Saiba mais sobre fatos curiosos da vida do marido da rainha Elizabeth II, que veio à óbito na última sexta-feira, 9, aos 99 anos

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 10/04/2021, às 00h00

Fotografia de príncipe Philip
Fotografia de príncipe Philip - Getty Images

Na última sexta-feira, 9, o Palácio de Buckingham confirmou a morte do príncipe Philip, marido de Elizabeth II. Segundo informações divulgadas pela agência de notícias Reuters, publicadas pelo jornal O Globo, o monarca de 99 anos já havia sido internado em fevereiro deste ano.

De acordo com o portal de notícias, Philip passou mal em fevereiro e pouco tempo depois foi submetido a uma cirurgia no coração. Sabe-se, ainda, que após um mês internado, o companheiro de Elizabeth II recebeu alta.

Nascido em 10 de junho de 1921, o soberano teve uma infância difícil. Contudo, mais tarde, entrou para a Marinha britânica. Já em 1947, casou-se com a futura rainha da Inglaterra, com quem teve quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward

Pensando no legado do monarca, o site Aventuras na História selecionou 5 curiosidades sobre a trajetória do príncipe Philip.

Confira abaixo. 

1. Título completo 

Fotografia de príncipe Philip / Crédito: Getty Images

 

De acordo com a CNN, seu título completo era enorme, sendo ele: Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, Conde de Merioneth e Barão de Greenwich, Cavaleiro da Jarreteira, Cavaleiro do Cardo, Ordem do Mérito, Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem do Império Britânico, Companheiro da Ordem do Austrália, Companheira da Ordem de Serviço da Rainha, Conselheiro Privado.


2. Infância difícil

Príncipe Philip, em 22 de julho de 2020 / Crédito: Getty Images

 

Nascido em Corfu, na Grécia e de ascendência inglesa, russa, prussiana e dinamarquesa, Philip e sua família foram obrigados a deixar a Grécia e se mudarem para Paris, em 1922, após a queda de seu tio, o rei Constantino I da Grécia. Já na década de 1930, quando seus pais romperam a relação, o príncipe foi morar com sua avó materna, na Inglaterra.


3. Cidadão britânico naturalizado e plebeu

Elizabeth e Philip em evento público / Crédito: Archives New Zealand, via Wikimedia Commons

 

Após ser promovido a primeiro-tenente e oficial executivo a bordo do HMS Wallace e atuar na Segunda Guerra Mundial, em 1947 foi naturalizado cidadão britânico e virou plebeu. Contudo, naquele mesmo ano, assumiu o noivado com Elizabeth II e, logo em seguida, casou-se com a herdeira do trono, tornando-se Sua Alteza Real e Duque de Edimburgo.


4. Fã da banda The Beatles

Rainha Elizabeth e Príncipe Philip durante aparição pública / Crédito: Getty Images

 

O príncipe Philip era um fã de carteirinha da banda The Beatles. No auge da carreira do grupo britânico, o soberano chegou a conhecer os membros da banda durante uma premiação. Segundo a Rolling Stone, o encontro ocorreu no Palácio de Buckingham, em 1965 e marcou a história da banda. 


5. Parentes nazistas 

Cecília junto ao esposo e os dois filhos mais velhos / Crédito: Domínio Público

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma de suas irmãs, a princesa Cecília, havia se filiado ao Partido Nazista ao lado do marido. Já suas outras três irmãs, Teodora, Sofia e Margaret, na época, eram casadas com homens de origem germânica e alguns deles possuíam relações com o nazismo.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio de obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Renato de AlmeidaVieira e Silva (2015) - https://amzn.to/3qWCnIZ

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7