Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Natal

Tem data? Veja os dias certos para montar e desmontar a árvore de Natal

As tradições cristãs determinam datas específicas para a montagem e também para a retirada das decorações natalinas; entenda!

Redação Publicado em 29/11/2023, às 20h00 - Atualizado em 30/11/2023, às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma árvore de Natal - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma árvore de Natal - Pixabay

Todos os anos, assim que se inicia o mês de dezembro, as decorações assustadoras do Halloween — como teias de aranha sintéticas, abóboras com rostos esculpidos e bruxas que soltam gargalhadas após terem seu sensor de movimento ativado —, são retiradas e dão lugar aos típicos enfeites natalinos. 

Em preparação à próxima comemoração de fim de ano, por todo o lugar, casas, prédios e estabelecimentos comerciais se enchem de luzes, pisca-pisca, guirlandas, presépios, bonecos de neve artificiais, Papais Noéis de pelúcia, muito verde e vermelho, e, é claro, as icônicas árvores de Natal

Os típicos pinheiros de plástico, repletos de bolinhas, sinos, laços, guizos, luzes e, é claro, uma estrela na ponta, são a decoração mais essencial para quem quer deixar seu espaço num clima natalino. 

Sala de casa decorada para o Natal / Crédito: Divulgação/ Freepik/ Arthur Hidden

Assim, reservar um tempo para retirar os enfeites de Natal do fundo do armário e pendurá-los pelos galhos do pinheiro acaba sendo um ritual anual realizado por muitas pessoas ao redor do mundo no início de dezembro. Mas, afinal, qual o dia certo para montar a árvore? 

O que diz o cristianismo 

O Natal é uma celebração promovida pelo cristianismo, afinal, o que motiva a comemoração é o nascimento de Jesus Cristo, ocorrido no dia 25 de dezembro. Hoje em dia, evidentemente, muitos comemoram a data sem, necessariamente, seguidores da religião, mas, quando a discussão é o dia correto para colocar o pinheirinho natalino na sala de casa, é válido retornar às raízes da comemoração

Segundo repercutido pela revista Casa Vogue, as crenças cristãs afirmam que a árvore deve ser montada no primeiro domingo do Advento, que marca o início de um novo ciclo litúrgico.

Para calcular o dia, é preciso entender que o Advento são as quatro semanas anteriores ao dia em que a Virgem Maria deu à luz. Ou seja: neste ano de 2023, o domingo em questão vai cair no dia 3 de dezembro. 

Outro detalhe é que existe ainda uma data certa para a desmontagem da decoração natalina, embora muitos possam ter preguiça de segui-la, procrastinando o momento de precisar guardar todas as decorações novamente.

Neste caso, aliás, é o mesmo dia todo ano, que é o 6 de janeiro, também conhecido como o "Dia dos Reis". Conforme contado na Bíblia, é quando os três reis magos chegaram até o estábulo onde Jesus Cristo veio ao mundo a fim de lhe entregar seus presentes. 

Pintura representando os reis magos conhecendo Jesus Cristo / Crédito: Domínio Público

No entanto, a cultura de cada país pode acabar modificando levemente essas tradições. Nos Estados Unidos, por exemplo, a maioria das famílias decora seu pinheiro no feriado de Ação de Graças, comemorado na última quinta-feira de novembro. Trata-se de uma data destinada à gratidão, sendo celebrada junto da família e também marcada pelo cozimento de um peru no jantar. 

Já em Portugal, o usual é que as decorações sejam feitas no dia de Imaculada Conceição, que será no próximo 8 de dezembro, de forma que muitos portugueses provavelmente vão enfeitar seus pinheirinhos depois da data recomendada pelo cristianismo neste ano. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!