Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Fã de basquete e reclusão na infância: 5 curiosidades sobre a vida íntima de Kim Jong-un

O líder supremo da Coreia do Norte apresenta autoridade, mas teve uma infância bem diferente de seu regimento

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/08/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kim saúda pessoas enquanto passeia de carro - Getty Images
Kim saúda pessoas enquanto passeia de carro - Getty Images

Apesar de esbanjar poder à frente da Coreia do Norte, Kim Jong-un teve uma criação meticulosa pelo seu pai e líder anterior do país, Kim Jong-il, que o preparou para o cargo até seu falecimento, em dezembro de 2011.

Sendo chefe de estado do curioso país asiático, os poucos detalhes sobre sua vida pessoal chamam atenção para o lado íntimo do tirano. Sabendo disso, o site Aventuras na História separou alguns fatos sobre sua criação e intimidade.

Conheça cinco curiosidades sobre a vida privada de Kim Jong-un:

1. Recluso na infância

Desde a nascença, assim como acontece na vida de príncipes, Kim Jong-un teve uma infância privilegiada. 

Michael Madden, diretor do site NK Leadership Watch, especializado em Coreia do Norte, disse à BBC que a família de Kim vivia em esplendor e fartura, mas que o "príncipe" era bastante solitário.

"Eles viviam em mansões enormes, tinham uma vida privilegiada de extrema abundância, mas muito isolados… Mesmo de outras crianças de elite da mesma idade".


2. Influência militar

Existem poucas imagens da infância do atual líder norte-coreano, mas nas que existem, o menino estava sempre vestido com trajes militares, símbolo de seu status até nos dias atuais.

Kim com uniforme militar infantil / Crédito: Divulgação / PBS

Em uma entrevista à rede americana ABC, uma ex-guarda-costas do pai de Kim também descreveu algumas situações que passou com o menino: "Ele estava estressado e não tinha ninguém da idade dele pra brincar, havia apenas adultos, que educaram e brincaram com ele".


3. Adolescência do líder

Um pouco mais velho, durante a adolescência, o futuro líder norte-coreano estudou na Suíça durante os anos de 1996 a 2000. Ali, o jovem viveu uma vida mais condizente com a sua idade, diferente do que aconteceu durante a sua infância.

Passou a morar no país com a tia materna e seu marido, que anos após se mudaram para os Estados Unidos, deixando Kim no país, focado nos estudos.


4. Fã de basquete

Os desertores e amigos de infância se lembram de Kim como uma criança retraída, mas, segundo eles, quando o assunto era basquete as coisas eram diferentes. Marco Imhof, na época, não sabia com quem estava dividindo a quadra, e disse para a TV árabe Al-Jazeera: "Na maioria das vezes ele era tímido, mas quando jogávamos basquete, ele se revelava, podia ser muito agressivo, mas de maneira positiva".

Dennis Rodman jogando pelo Chicago Bulls na NBA em 1997 / Crédito: Getty Images

O amor de Kim pelo esporte ainda não desapareceu: o ex-astro da NBA, Dennis Rodman mantém uma amizade com o líder, e já visitou o país. Em uma passagem pelo programa de TV americano The Late Show with Stephen Colbert, o atleta expôs: "Não entendo como as pessoas podem ir até lá e dizer: 'Essa pessoa é louca, ele pode ser louco, mas eu não vi isso". 


5. Cultura ocidental

Apesar de não ser muito incomum entre os norte-coreanos, o jovem líder começou a consumir bebidas alcoólicas aos 15 anos de idade, mais especificamente o uísque Johnnie Walker.

Além disso, Madden conta que Kim Jong-un também tem o hábito de fumar desde jovem e entre seus passatempos preferidos está assistir desenhos japoneses e ouvir Michael Jackson e Madonna, como registrou a Folha de S. Paulo.


++Saiba mais sobre a Coreia do Norte em grandes obras disponíveis na Amazon:

Pyongyang. Uma Viagem a Coreia do Norte, de Guy Delisle (2017) - https://amzn.to/35DOaDg

Coreia do Norte: a última Dinastia Kim, de José Manuel Duarte de Jesus (2018) - https://amzn.to/3fEAkoO

A acusação: Histórias proibidas vindas da Coreia do Norte, de Bandi (2018) - https://amzn.to/35IBiLS

Viagens aos Confins do Comunismo, de Theodore Dalrymple (2017) - https://amzn.to/2WAm3AB

Desafio ao poder: uma história de amor e espionagem na fechada Coreia do Norte, de Adam Johson (2017) - https://amzn.to/2LcnP5U

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W