Curiosidades » Personagem

Fortuna inestimável e legado musical: O que aconteceu com a herança de David Bowie?

Após sua morte inesperada em 2016, o dinheiro do astro do rock teve um fim peculiar de acordo com seus desejos

Caio Tortamano Publicado em 07/06/2020, às 12h00 - Atualizado às 13h00

O cantor David Bowie
O cantor David Bowie - Getty Images

Morto no início de 2016 em decorrência de um câncer no fígado, David Bowie deixou um imenso legado na música como um dos maiores nomes do glam rock e do pop dos anos 70 e 80. Além disso, ele deixou uma grande fortuna para trás depois de sua triste morte.

Em um testamento assinado em 2004 pelo britânico, deixava explícito que todo o seu dinheiro deveria ser dividido entre cinco pessoas específicas: sua mulher (a atriz e modelo Iman), seus filhos, uma assistente pessoal e uma ex-babá da família.

David Bowie ao lado da esposa, Iman / Crédito: Wikimedia Commons

 

Duncan Jones, filho do artista, é também diretor de cinema e tinha 45 anos na época do falecimento de seu pai. Jones acabou ficando com 25 milhões de dólares, mesma quantida de sua irmã, Lexi Zahra, que tinha 15 na época. A ex-babá, Marion Skene, cuidou de Duncan durante a infância, ficou com um milhão de dólares.

A assistente se chama Corinne Coco Schwa, e tinha sido nomeada como tutora da filha mais nova no caso do pai acabasse falecendo, e ficou com dois milhões de dólares.

Falência

Bowie sempre foi um estrondoso sucesso, especialmente depois do lançamento de seu personagem andrógino Ziggy Stardust, mas nem isso foi capaz de impedir que o cantor quase fosse a falência na década de 70.

Isso aconteceu principalmente por conta das inúmeras trocas de empresários que realizou durante a sua fama, prejudicando as definições de direitos em relação as suas músicas e álbuns. A sua reestruturação financeira só foi possível quando, em 1997, David comprou o direito de algumas de suas músicas novamente de um antigo empresário.

Laços de Bowie

Depois da recuperação de alguns de seus hits, o britânico criou um projeto chamado The Bowie Bonds (Os Laços de Bowie, em tradução livre), que permitiam que investidores comprassem os direitos de suas músicas por 10 anos.

Com esse projeto, o interesse de uma companhia de investimentos chamada Prudential pagou a quantia de 210 milhões de reais ao cantor pelos direitos dos primeiros 25 álbuns do cantor. Com o negócio, em 2007 todos os direitos de Bowie voltaram ao seu controle, e agora muito mais valorizados.


+Saiba mais sobre David Bowie pelas obras abaixo disponíveis na Amazon:

Bowie, de Wendy Leigh (2016) - https://amzn.to/2NDAKiC

David Bowie: A Life (Edição Inglês), de Dylan Jones (2017) - https://amzn.to/2Rv0wqm

David Bowie. História, Discografia, Fotos e Documentos, de Mike Evans (2016) - https://amzn.to/2R7jLYp

The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars Gravação original, Importado - https://amzn.to/38l7Mwa

David Bowie (DVD) - https://amzn.to/2v0G7SH

David Bowie: The Oral History (Edição Inglês), de Dylan Jones (2017) - https://amzn.to/38dQkcP

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du