Curiosidades » Bizarro

Insana admiração: o bizarro plano de Hitler para capturar Clark Gable

Quando descobriu que o Rei de Hollywood estava na Grã-Bretanha, o líder alemão decidiu que o queria ao seu lado — assim, colocou uma recompensa na cabeça do ator

Pamela Malva Publicado em 19/08/2020, às 19h30

Fotografias de Clark Gable e Adolf Hitler
Fotografias de Clark Gable e Adolf Hitler - Wikimedia Commons

Durante as filmagens de No Man of Her Own, o icônico Clark Gable colocou seus olhos em Carole Lombard pela primeira vez. Com um rosto arredondado, não demorou para que a jovem conquistasse o coração do Rei de Hollywood, em 1932.

Apaixonados, os dois logo assinaram o sagrado matrimônio e Carole tornou-se a terceira esposa do ator, em 1939. Acredita-se que, ao lado da jovem, Clark passou por um dos períodos mais felizes de sua vida pessoal.

Toda aquela alegria, contudo, acabou quando Carole morreu em um acidente de avião, em 1942. A vida do ator virou de cabeça para baixo e ele nunca mais foi o mesmo. Mais tarde, ficou claro que a queda da aeronave foi relacionada à Segunda Guerra Mundial.

A fim de recuperar sua sanidade, o ator decidiu que faria parte das Forças Aéreas dos Estados Unidos. Foi esse novo posto que garantiu uma das histórias mais insanas do conflito mundial: o plano mirabolante de Adolf Hitler para capturar Clark Gable ileso.

Fotografia de Clark Gable e sua esposa Carole Lombard / Crédito: Wikimedia Commons

 

Intensa admiração

Em meados de 1943, Clark Gable servia aos aliados quando viajou até a Grã-Bretanha para participar de bombardeios na Alemanha. Segundo registros, foi nesse momento que Adolf Hitler cunhou o seu plano bizarro.

Naquela época, o líder alemão adorava o cinema e, assim, tinha uma grande admiração pelo dom de Clark na frente das câmeras. Dessa forma, segundo escreveu Warren G. Harris, em Clark Gable: uma biografia, Hitler queria ter o artista ao seu lado.

Além de bom ator, contudo, Clark também não era um alvo fácil e os soldados da SS não foram capazes de colocar as mãos nele. Foi assim que, através de uma carta para Hermann Goering, Hitler ofereceu 5 mil dólares para qualquer um que pegasse o ator.

Clark Gable ao lado de Boeing B-17 da Força Aérea na Inglaterra, em 1943 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Frustrações

Hoje, a absurda correspondência escrita por Adolf Hitler está nas mãos de Clark Gable III, o neto do ator de Hollywood. “Meu avô tinha descendência alemã e Hitler era um fã, assistindo a todos os seus filmes”, afirmou o herdeiro de 32 anos.

Segundo Clark Gable III, contudo, a obsessão de Hitler pelo ator ia muito além da admiração. “Ele achava que um filme de propaganda usando meu avô esmagaria o espírito de luta dos Estados Unidos e de seus aliados”, explica.

Dessa forma, é de se imaginar que o líder alemão ficou absolutamente frustrado quando nenhum soldado conseguiu capturar Clark, apesar da recompensa generosa. O ator, por sua vez, tinha pesadelos constantes, com medo de ser pego pelas forças alemãs.

James Stewart e Clark Gable, respectivamente, em 1943 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Longe dos soldados alemães

Com o passar dos meses, as diversas tentativas de Adolf Hitler foram esquecidas e nem mesmo a quantia oferecida foi capaz de trazer Clak ainda ileso para as mãos do líder alemão. Durante a guerra, inclusive, o ator foi promovido a major.

Nesse sentido, seu desempenho era tão satisfatório que Clak Gable ainda recebeu diversas medalhas e condecorações. Em seu uniforme, ele levava a Distinta Cruz Voadora e a Medalha de Vitória na Segunda Guerra Mundial, entre outras.

Eventualmente, o ator pediu para ser dispensado e, uma vez livre do exército, retornou para os Estados Unidos, em junho de 1944. Naquele ano, o ator tirou curtas férias em seu rancho e, descansado, voltou a atuar em seu primeiro filme pós-guerra, Adventure.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Clark Gable: A Biography (Edição em Inglês), de Warren G. Harris (2002) - https://amzn.to/3gdXh0Q

Clark Gable, in Pictures (Edição em Inglês), de Chrystopher J Spicer (2020) -https://amzn.to/31c66nJ 

This Was Hollywood: Forgotten Stars and Stories (Edição em Inglês), de Carla Valderrama (2020) - https://amzn.to/3heMe94

Hitler, de Ian Kershaw (2010) - https://amzn.to/34h3c2T

A mente de Adolf Hitler, de Walter C. Langer (2018) - https://amzn.to/3aI7mly

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W