Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Nazismo

Jackie, o cachorro finlandês que enfureceu os nazistas por “imitar” Hitler

Durante a Segunda Guerra Mundial o animal foi perseguido pela cúpula de Führer, sendo acusado de fazer a saudação nazista

Victória Gearini Publicado em 26/12/2020, às 08h30 - Atualizado às 09h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Adolf Hitler durante um discurso - Getty Images
Adolf Hitler durante um discurso - Getty Images

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitas pessoas despertaram a fúria da cúpula nazista. No entanto, segundo documentos descobertos em 2011 nos arquivos do Ministério do Exterior alemão, um cãozinho finlandês teria irritado profundamente os seguidores de Hitler.

As investigações

Poucos meses antes de Führerdecretar que mais de 4,5 milhões de soldados invadissem a União Soviética, o Ministério das Relações Exteriores em Berlim ordenou que aliados nazistas investigassem Tor Borg, um empresário que morava em Tampere, na Finlândia.

O homem era dono de um vira-lata chamado Jackie, que ficou conhecido por levantar a pata toda vez que escutava a saudação ''Heil Hitler!'. De acordo com 30 arquivos descobertos pelos historiadores, a esposa de Borg, Josefine, teria apelidado, ainda, o animal com o nome do ditador. No entanto, os documentos apontam que a mulher não simpatizava com os nazistas.

Juventude Hitlerista fazendo saudação nazista / Crédito: Wikimedia Commons

Na época diversas correspondências e telegramas do Ministério do Exterior alemão foram trocadas entre os simpatizantes e a cúpula nazista, que chegaram a orquestrar um plano para destruir a empresa farmacêutica de Tor Borg.

Em 1941, preocupado com as habilidades curiosas e intrigantes do cãozinho Jackie, o vice-cônsul alemão Willy Erkelenz escreveu que "uma testemunha, que não queria dar seu nome, disse ter visto e ouvido como o cão de Borg reagia ao comando 'Hitler' erguendo sua pata". Em seguida, a Embaixada da Alemanha em Helsinque interrogou o empresário, o questionando sobre as supostas saudações nazistas do animal.  

A represália

O finlandês, por sua vez, afirmou que o hábito de Jackie de erguer a pata começou antes de 1933, ou seja, antes de Hitler assumir o controle da Alemanha. Segundo os documentos, o dono disse, ainda, que nunca fez nada que "pudesse ser visto como um insulto ao Reich alemão".

Adolf Hitler em pintura colorida / Crédito: Getty Images

No entanto, os diplomatas alemães não acreditaram na versão de Borg e escreveram a Berlim afirmando que o homem estava tentando encobrir o “crime” cometido pelo animal. Em represália, o ministério da Economia e a Chancelaria de Hitler sugeriu que a empresa alemã IG Farben cortasse relações comerciais com o empresário.

Embora a repercussão do caso entre os nazistas, não há evidências de que o Führer soubesse sobre a existência de Jackie, como apontou o especialista em história do nazismo, Klaus Hillenbrand, em entrevista à agência de notícias Associated Press.

No fim, o caso foi esquecido e a companhia de Borg tornou-se líder de vendas em produtos farmacêuticos nos países nórdicos. O empresário, por sua vez, veio a falecer em 1959, aos 60 anos e, em 1971, sua esposa Josefine veio a óbito. Já Jackie teve uma vida tranquila e morreu por circunstâncias naturais.

Confira aqui a imagem de Jackie!


+Saiba mais sobre o nazismo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Terceiro Reich na história e na memória, de Richard J. Evans (2018) - https://amzn.to/353Tu2w

As mulheres do nazismo, de Wendy Lower (2014) - https://amzn.to/3bwrlDv

A vida secreta dos nazistas, de Paul Roland (2020) - https://amzn.to/2yy0qso

Filhos de nazistas: Os impressionantes retratos de família da elite do nazismo, de Tania Crasnianski (2018) - https://amzn.to/2wWv5iy

Hitler e o nazismo, de Richard Geary (2012) - https://amzn.to/2xThKIe

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W