Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Nostradamus

Nostradamus realmente previu o 11 de setembro?

Publicado em 1555, Les Propheties possui quadras poéticas que supostamente prevê eventos do futuro. Mas o que Nostradamus realmente diz sobre o 11/09?

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 17/12/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nostradamus e imagem do 11/9 - Getty Images e Domínio Público
Nostradamus e imagem do 11/9 - Getty Images e Domínio Público

Conhecido como 'O Profeta da Destruição', Nostradamus publicou em 1555 seu controverso 'Les Propheties' ('As Profecias', em tradução livre), uma coleção de 942 quadras poéticas — versos agrupados em quatro linhas — supostamente prevendo eventos futuros.

+ Novo rei, guerra e fome: As previsões de Nostradamus para 2024

Desde então, embora seus escritos sejam vagos, muitas pessoas acabam creditando o francês por uma série de acertos sobre eventos que aconteceram no futuro: como a ascensão de Hitler, o assassinato de Kennedy, a Revolução Francesa e até mesmo o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001

Mas será que Nostradamus realmente escreveu sobre o ataque orquestrado por Osama Bin Laden?

Nostradamus e o 11/9

Conforme recorda matéria da Live Science, a suposta previsão de Nostradamus para o 11 de setembro surgiu pouco depois do atentado e circulou por meses na internet — que naquela época ainda não tinha a força atual.

Um fato a ser destacado, porém, é que Nostradamus nunca especificou datas em suas profecias — o que tornas suas quadras poéticas totalmente maleáveis e abertas para interpretações. Assim, sobre o 11 de setembro, ele teria escrito: 

Dois pássaros de aço cairão do céu na Metrópole  
O céu queimará a quarenta e cinco graus de latitude 
O fogo se aproxima da grande nova cidade 
Imediatamente uma chama enorme e dispersa surgirá 
Dentro de meses, os rios fluirão com sangue 
Os mortos-vivos vagarão pela terra por pouco tempo".

Desta forma, é fácil ajustar as palavras do vidente francês com a tragédia. Como escreve a NBC News, a metrópole pode ser comumente associada à cidade de Nova York — que, por sua vez, fica a cerca de 40 graus da latitude norte. Só pode ser isso, não acha?

Torres Gêmeas em chamas, em 2001/ Crédito: Getty Images

Mas quem está familiarizado com as escritas de Nostradamus, porém, não se deixa convencer facilmente. Afinal, o trecho acima trata-se de um híbrido de um texto realmente escritos pelo francês com frases ficcionais. 

O primeiro ponto diz repeito ao formato do texto, que não está escrito como quadra poética. Além disso, a frase "dois pássaros de aço" também ajudam a derrubar o mito, visto que o aço usado em aviões só foi inventado em 1854; ou seja, quase 200 anos depois da morte do francês

Outra quadra que surgiu após o 11 de setembro diz: "Na cidade de Deus haverá um grande trovão / Dois irmãos dilacerados pelo Caos enquanto a fortaleza perdura / O grande líder sucumbirá / A terceira grande guerra começará quando a grande cidade estiver em chamas. (Nostradamus, 1654)".

Aqui, outro erro crasso, aponta a Live Science: Nostradamus morreu em 1566, 88 anos antes da quadra ter sido supostamente escrita por ele. A verdade é que o texto foi publicado num site canadense criado como parte de um ensaio sobre a facilidade com que uma profecia que parece importante pode ser criada usando frases vagas. 

Desmistificando o real

Como podemos ver, existem diversas profecias falsas de Nostradamus sobre o 11 de setembro, mas o que há de real nessa história? Estudioso do vidente francês, Peter Lemesurier aponta em seu livro 'Nostradamus, Bibliomancer: The Man, The Myth, The Truth' uma quadra que chama atenção: 

Chamas que sacodem a terra do centro do mundo rugem; 
E fazem a terra em torno de uma 'Nova Cidade' tremer".

As 'chamas que sacodem a terra' poderiam ser devido às explosões das Torres Gêmeas? Será que a 'Nova Cidade' seria uma referência à Nova York? Lemesurier não acredita nenhum pouco nisso. 

O estudioso aponta que ao empregar"New City," "cite neufve" "é muito mais provável que seja uma cidade cujo nome significa exatamente isso em grego ou latim do que simplesmente qualquer cidade antiga com 'novo' no nome, como Nova York ou Nova Orleans...". 

O vidente francês Nostradamus/ Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Além disso, Nostradamus afirma explicitamente que as "chamas que abalarão a terra" não virão do céu, mas sim "do centro do mundo"; ou seja, provavelmente a lava de uma erupção vulcânica.

Sobre Nova York ou a tragédia do 11 de setembro, ele claramente não diz nada", conclui Peter Lemesurier.

Embora muitos acreditem nas palavras de Nostradamus, ao fazer uma análise mais detalhada de seus escritos, é bem provável que as pessoas entendam que ele não fez previsões, mas sim que suas declarações parecem se tornar realidade somente após os eventos acontecerem.