Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Pintura

O que o casal segura em pintura de 1922?

Pintura que registra um casal segurando um objeto já despertou teorias, no entanto, carrega uma explicação simples

Redação Publicado em 24/10/2023, às 11h16 - Atualizado às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura mostra o poeta Robert Burns - Domínio público
Pintura mostra o poeta Robert Burns - Domínio público

Uma cativante pintura do século 19 se tornou alvo de teorias conspiratórias ao mostrar um casal segurando um objeto. A tela em questão mostra o noivado do poeta escocês Robert Burns e sua amada, Mary Campbell e foi elaborada em 1922. Na obra, o casal se encontra às margens do rio Ayr, olhando um para o outro. 

Robert Burns, que também é conhecido como Robbie e 'O Bardo de Ayrshire', é um dos mais famosos poetas da Escócia. Ele é responsável por poemas como 'To a Mouse', 'A Red, Red Rose' e 'Tam o' Shanter'. No entanto, o legado do escritor também carrega uma teoria infundada. 

Teóricos da conspiração passaram a alegar que a tela em questão seria uma prova de viagem no tempo, repercute o Daily Star. O casal seguraria um smartphone, sendo esta uma prova de que o casal seria viajante do tempo. Entretanto, a verdade é bem distante do que foi teorizado. 

Nada de celular!

O banco de imagens Alamy descreve a imagem da seguinte maneira: "Robert Burns e Mary Campbell trocando votos nas margens do rio Ayr em 1785, onde cada um deu ao outro uma Bíblia, ilustração de 1922". 

Ou seja, o que foi abordado por conspiracionistas como um celular moderno, é, na verdade, uma Bíblia. O poeta e Mary se encontraram para declarar os planos de casamento em 1786. O momento, seguindo uma antiga tradição escocesa, contou com uma troca de bíblias sobre um riacho, informa o DailyStar.

Vale lembrar que não é a primeira vez que uma antiga obra de arte passa a ser teorizada como uma prova de viagem no tempo. A obra "Sr. Pynchon e a colonização de Springfield", que representaria o colono britânico William Pynchon.

O fato de um indígena presente na obra segurar um objeto, também se tornou alvo de uma teoria conspiratória que citava viagem no tempo. Mas, assim como o caso do poeta Robert Burns, a verdade é bem distante da teoria.