Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Família real britânica

O príncipe Harry ainda pode ser tonar rei da Inglaterra?

Depois de ter deixado para trás a vida na corte de Elizabeth II, o filho mais novo de Diana perdeu alguns benefícios; entenda se ele poderia assumir o trono britânico

Alana Sousa Publicado em 24/04/2021, às 09h00 - Atualizado em 31/12/2021, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Príncipe Harry em 2020 - Getty Images
Príncipe Harry em 2020 - Getty Images

A saída do príncipe Harry da família real, no início de 2020, chocou o mundo. O filho mais novo da falecida Princesa de Gales, Diana, optou por deixar para trás a vida na corte de Elizabeth II para viver com a família do outro lado do oceano, nos Estados Unidos.

Desde então, Harry e sua esposa Meghan Markle perderam os mais diversos privilégios que a monarquia britânica podia oferecer, desde títulos reais a ajuda financeira. Para se sustentar, o príncipe encontrou emprego e se libertou da honraria ‘Sua alteza Real’, sendo conhecido apenas por seu nome de batismo.

Harry e seu pai Charles em evento real / Crédito: Getty Images

Mais de um ano após a saída da realeza, Harry e Meghan deram sua polêmica entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, se distanciando ainda mais da família real e apontando questões controvérsias, como comentários racistas direcionados ao filho Archie.

A confissão serviu para fazer com que muitos ficassem do lado de Harry, principalmente fora do Reino Unido. Esses admiradores sonham com o dia em que o Duque de Sussex finalmente se tornará rei.

Embora tenha se libertado das regras e protocolos reais, as pessoas ainda se perguntam: Harry poderia, um dia, assumir o trono de Elizabeth II?

A linha de sucessão

Segundo a ordem da linha de sucessão ao trono, Harry teria sim direto à coroa. De acordo com informações do jornal The Sun, mesmo sua saída da realeza não muda a regra que define quem deve receber o poder que hoje é de Elizabeth II.

Ainda assim, as chances de Harry se tornar oficialmente rei são pequenas. O filho de Diana se encontra na sexta posição para virar monarca, estando atrás do pai e da família inteira de seu irmão William.

Imagem do príncipe William e sua família / Crédito: Divulgação/Kensington Palace

O próximo a usar a coroa é Charles, Príncipe de Gales. Com 72 anos, o filho mais velho de Elizabeth espera pela renúncia ou repentina morte da mãe para assumir os deveres reais. Em seguida, quem ocupa a terceira posição é William, primogênito, que tem grande chance de virar rei, já que o pai está em idade avançada.

Após William, seus três filhos com Kate Middleton têm direito ao trono, sendo eles: George, 7 anos, Charlotte, 5 anos, e Louis, de 3 anos. Então, seria a vez de Harry, seguido por seu filho com Markle,Archie. Por ter tantas pessoas na fila, é capaz de nunca vivermos o reinado do Duque de Sussex — o que é provável que não seja seu desejo.

A única e trágica maneira que Harry ficaria com o poder antes do tempo planejado seria se William sofresse uma morte súbita e seus filhos fossem menores que 18 anos. Apenas assim, o príncipe assumiria como rei, mas por tempo limitado. Quando George alcançasse a maioridade, ele reclamaria o trono.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio de obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7