Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Papa Francisco

Qual a marchinha brasileira que o Papa Francisco citou em entrevista?

Em entrevista, o Papa Francisco citou uma famosa música de carnaval

Redação Publicado em 14/03/2023, às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Francisco durante entrevista - PRENSA VATICANO
Papa Francisco durante entrevista - PRENSA VATICANO

Em entrevista a Jorge Fontevecchia, presidente & CEO do Grupo Perfil, o Papa Francisco discutiu temas de impacto na sociedade e também falou sobre o Brasil. Durante a conversa, o Santo Padre foi questionado sobre o que o país significa para ele. 

Francisco, então, afirmou que o Brasil é uma 'explosão de riqueza' e não deixou de chamar atenção para a exploração de recursos naturais.

"Brasil é um continente, é uma explosão de riqueza, é a segurança do futuro com Mato Grosso. E por isso mesmo tão preso na exploração dos recursos naturais, o desmatamento é impressionante no Brasil, é escandaloso," disse o Papa Francisco. "Eles estão tirando sua riqueza, até mesmo dos pulmões da humanidade. A Amazônia e o Congo são os dois pulmões da humanidade. E se eles tiram isso, tiramos nosso oxigênio, tiramos riqueza".

Ainda durante a conversa, Fontevecchia notou a expressão de alegria do Santo Padre ao escutar a palavra 'Brasil'. Assim, o representante da Igreja Católica respondeu com uma marcha famosa no carnaval brasileiro.

Cachaça não é água!

"Isso mesmo, Brasil começa o carnaval desde o início do ano até a Sexta-Feira Santa. O brasileiro sempre vem para mim, a água, aquela música 'dizem que cachaça e água, eu acho que não,' é o que o brasileiro rico tem", disse ele.

Mas afinal, qual é a marchinha que foi cantada pelo Santo Padre? Bom, durante a entrevista, a canção em questão citada pelo Papa Francisco se chama 'Cachaça Não É Água'. Uma das mais famosas no carnaval brasileiro, a composição é de Marinósio Trigueiros Filho, jornalista, cantor, músico e folclorista. Abaixo, você confere a letra completa da marchinha. 

"Você pensa que cachaça é água?

Cachaça não é água, não Cachaça vem do alambique

E água vem do ribeirão

Você pensa que cachaça é água?

Cachaça não é água, não

Cachaça vem do alambique E água vem do ribeirão

Pode me faltar tudo na vida Arroz, feijão e pão

Pode me faltar manteiga

E tudo mais não faz falta, não

Pode me faltar o amor

Disso eu até acho graça

Só não quero que me falte

A danada da cachaça

Você pensa que cachaça é água?

Cachaça não é água, não Cachaça vem do alambique

E água vem do ribeirão

Você pensa que cachaça é água?

Cachaça não é água, não Cachaça vem do alambique

E água vem do ribeirão"