Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Renascer

Renascer: Relembre a relação de Teca e Buba na primeira versão

Na versão original de Renascer, exibida em 1993, a relação entre as duas personagens eram um pouco diferente da que é mostrada atualmente; entenda

Isabelly de Lima Publicado em 08/03/2024, às 19h00 - Atualizado em 14/03/2024, às 18h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Teca e Buba na versão original de 'Renascer' - Divulgação / TV Globo
Teca e Buba na versão original de 'Renascer' - Divulgação / TV Globo

No ano 1993, a novela "Renascer" marcou as noites da televisão brasileira, conquistando, com sua trama envolvente, um público bastante fiel. A história, ambientada no interior do país, mesclou romance, drama e temas sociais com maestria.

Um dos elementos que contribuiu para o sucesso estrondoso do folhetim de Benedito Ruy Barbosa foi a personagem Buba, interpretada pela atriz Maria Luisa Mendonça. Buba era uma mulher intersexo, o que na época representava uma temática inovadora e poucas vezes explorada na teledramaturgia.

As personagens Buba e Teca na versão de 1993 - Divulgação / TV Globo

Uma personagem fundamental para a trajetória de Buba é Teca, uma jovem envolta em mistério que surge na vida de Buba e José Venâncio, vivido por Taumaturgo Ferreira (na versão original). No entanto, no remake de Bruno Luperi, a trama das duas sofrerá algumas alterações em relação à versão original. 

Jovens estreantes

Teca é uma personagem complexa de "Renascer", e em ambas as versões da novela foi interpretada por atrizes no início de suas carreiras. Na versão atual, a jovem Lívia Silva, de apenas 18 anos, dá vida à personagem. Já na versão original de 1993, o papel coube à talentosa Palomma Duarte, que na época tinha apenas 16 anos.

Na primeira versão, a história de Teca era bem diferente. Ela vivia em um abrigo para mulheres grávidas com dificuldades financeiras, onde conheceu Buba (Gabriela Medeiros). Buba a leva para sua casa com a intenção de adotar o bebê da jovem, conforme o Notícias da TV.

Buba, vivida por Gabriela Medeiros e Teca, por Lívia Silva - Divulgação / TV Globo

No remake, Teca assume uma nova roupagem. Ela é uma adolescente que vive em situação de rua no Rio de Janeiro, apaixonada por Du (José Duboc) e tem Neno (Gabriel Lima da Silva) e Pitoco (Juan Queiroz) como seus únicos amigos.

Ao descobrir que está grávida e sozinha, Teca se vê desesperada. No entanto, o destino coloca Buba em seu caminho, abrindo portas para uma nova vida.

Ligação com Inocêncio

Teca carrega um passado obscuro e guarda uma ligação com a família de José Inocêncio (Marcos Palmeira) que ninguém imagina. Expulsa de casa no passado, Marianinha, irmã de Maria Santa (Duda Santos), estava grávida após ser abusada por Venâncio (Fábio Lago), seu próprio pai.

Lívia Silva como Teca na nova versão de 'Renascer' - Divulgação / TV Globo

Na época, Marianinha seguiu a vida com o turco Rachid (Gabriel Sater), que assumiu o bebê que ela esperava. No entanto, Rachid nunca teve um bom relacionamento com o menino, que acabou fugindo de casa.

Sem que ninguém soubesse, o jovem desaparecido teve uma filha: Teca. O segredo será desvendado por Inácia (Edvana Carvalho), mas, se o autor Bruno Luperi seguir a primeira versão, o mistério pode não ser revelado aos demais personagens.

O final de 1993

Na época (na versão de 1993), Buba também não conseguia ter filhos por ser intersexo — chamada de "hermafrodita".

Ao longo da novela, a personagem se aproxima de José Augusto (Marco Ricca) e eles se tornam um casal. Juntos, assumem o filho de Teca, que passa a viver com eles como parte da família, de acordo com o portal TV História.

No remake, a relação entre Buba e Teca ainda será desenvolvida, prometendo novos desafios e momentos emocionantes para os telespectadores.