Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Cinema

De A Lista de Schindler a Terror sem Limites: Veja 5 filmes que foram banidos

Ao longo da história, vários filmes já foram banidos de diferentes países pelas mais variadas razões; confira a seguir cinco exemplos!

Éric Moreira Publicado em 10/02/2024, às 13h00 - Atualizado em 21/02/2024, às 10h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas dos filmes 'O Encouraçado Potemkin' (1925), 'O Sonho Azul' (1993) e 'A Lista de Schindler' (1993) - Reprodução/Goskino / Reprodução/Kino International / Reprodução/Universal Pictures
Cenas dos filmes 'O Encouraçado Potemkin' (1925), 'O Sonho Azul' (1993) e 'A Lista de Schindler' (1993) - Reprodução/Goskino / Reprodução/Kino International / Reprodução/Universal Pictures

Em 1895, aquilo que hoje chamamos como "a sétima arte" surgiu quando os irmãos Louis e Auguste Lumièreprojetaram pela primeira vez um filme em um café em Paris, foi marcado o início do cinema.

Logo, considerando-se que a história do cinema se estende por mais de um século, não surpreende saber que todo tipo de história já foi contadapor cineastas de diferentes países, ao passo que o próprio fazer cinematográfico evoluía.

Cena do filme 'Viagem à Lua', considerado o primeiro filme de ficção da História / Crédito: Domínio Público

Em paralelo, também, não teria como ser evitado que algumas produções com temáticas polêmicas, controversas ou mesmo problemáticas surgissem ao longo do tempo. Como resultado, vários filmes já foram banidos, em vários lugares do mundo, pelas mais diferentes razões. Confira a seguir cinco exemplos:

1. A Lista de Schindler (1993)

Um dos filmes clássicos ambientados na Segunda Guerra Mundial, 'A Lista de Schindler', de Steven Spielberg, é um exemplo de longa-metragem banido pelo mundo. No caso, foi banido do Egito e da Jordânia, pois, segundo as autoridades, conta commuitas cenas de pessoas sem roupa. Além disso, a Indonésia também o proibiu, considerando-o alusivo às causas dos judeus. Vale mencionar que é inspirado em uma história real.

+ Da ganância a redenção: Quem foi Oskar Schindler?

Cena de 'A Lista de Schindler' (1993) / Crédito: Reprodução/Universal Pictures

"O alemão Oskar Schindler viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso, transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão", conta a sinopse.


2. O Sonho Azul (1993)

Lançado no mesmo ano que o filme mencionado anteriormente, mas no outro lado do mundo, 'O Sonho Azul' é um trabalho do cineasta chinês Tian Zhuangzhuang que, surpreendentemente, foi banido dentro na própria China.

Segundo a Super Interessante, a censura aconteceu, pois, o longa mostra os abusos cometidos pelo regime comunista no país entre as décadas de 1950 e 1960 e, pela produção, Zhuangzhuang foi até mesmo proibido de fazer filmes durante dez anos.

Cena de 'O Sonho Azul' (1993) / Crédito: Reprodução/Kino International

A história, por sua vez, acompanha o pequeno Tietou, um garotinho que vive em Pequim a observa os efeitos que o tumultuoso cenário político da China tem sobre o cotidiano de sua família, em um mundo repleto de mudanças culturais, sociais e políticas.


3. O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

Um filme mais recente e popular, 'O Segredo de Brokeback Mountain' (2005), de Ang Lee, foi censurado após seu lançamento pelo governo dos Emirados Árabes Unidos. Isso porque, segundo o Ministério da Cultura e Informação local, as cenas homossexuais poderiam revoltar a população. Vale mencionar que o Islamismo, a religião oficial da confederação, proíbe estritamente os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis del Mar (Heath Ledger) em 'O Segredo de Brokeback Mountain' (2005) / Crédito: Reprodução/Europa Filmes

Na trama, acompanhamos Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis del Mar (Heath Ledger), quando se conhecem em Wyoming, "no verão de 1963, quando foram trabalhar para um rancheiro que criava ovelhas. Naquele ambiente solitário nas montanhas, eles acabam tendo um rápido contato sexual. Quando o trabalho no rancho acaba, cada um segue seu caminho. Ambos casaram e vivem com suas respectivas esposas. Por muitos anos, não se veem até que um dia, eles começam a marcar encontros esporádicos e mantêm um caso amoroso durante uns vinte anos."


4. O Encouraçado Potemkin (1925)

Há quase um século, em 1925, o cineasta russo Serguei Eisenstein lançou o filme 'O Encouraçado Potemkin', que naquela época foi razão para polêmica. No caso, o longa foi censurado e banido na França, acusado de ser uma obra que "inspira revoluções"; além disso, na Alemanha foi acusado de fazer apologia ao Marxismo.

Cena de 'O Encouraçado Potemkin' (1925) / Crédito: Reprodução/Goskino

"Um protesto por causa de carnes estragadas servidas aos marujos no jantar gera uma rebelião. Os marinheiros, então, erguem a bandeira vermelha e tentam levar a revolução no Navio de Guerra Potemkin até a sua terra natal, a cidade de Odessa", conta a sinopse.


5. Terror sem Limites (2010)

Em 2010, um filme que deu o que falar foi 'Terror sem Limites' (também conhecido pelo seu nome em inglês, 'A Serbian Film'), dirigido por Srđan Spasojević, tendo sido até mesmo banido no Brasil — o primeiro a conseguir tal feito, desde a promulgação da Constituição de 1988. Segundo a Justiça Federal, a medida foi tomada a favor da preservação da vida e da integridade da pessoa humana.

Cena de 'Terror sem Limites' (2010) / Crédito: Reprodução/ Jinga Films

Embora a justificativa pareça demais para um filme, a verdade é que essa produção é facilmente uma das mais polêmicas e perturbadoras já feitas. O filme conta a história de um ator pornô em decadência que é convidado a participar de um filme artístico, no entanto, acaba descobrindo estar envolvido em um projeto que conta com estupro de crianças, incesto, necrofilia, e que pode até mesmo resultar em sua própria morte.