Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / We Are the World

We Are the World: Veja as histórias e polêmicas por trás da música que uniu estrelas

Com Michael Jackson, Lionel Richie e outras estrelas da música, We Are the World uniu artistas em um dos momentos musicais mais icônicos da História

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 20/02/2024, às 07h00 - Atualizado em 22/02/2024, às 19h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da gravação de We Are the World - Mikel Agirregabiria
Registro da gravação de We Are the World - Mikel Agirregabiria

Em uma madrugada de 1984, aconteceu um dos eventos mais icônicos da história da música. Em 28 de janeiro daquele ano, 51 artistas se uniram para gravar a canção 'We Are the World'. O objetivo era chamar atenção para a fome no continente africano e arrecadar fundos.

Com isso em mente, Michael Jackson e Lionel Richie ficaram responsáveis pela composição da canção. Determinados a ajudar a causa, passaram uma semana trabalhando não só na letra, mas também melodia da música que viraria um hino. 

O resultado foi surpreendente. A gravação levou ao estúdio diversos astros como Lionel Richie, Stevie Wonder, Paul Simon, Kenny Rogers, James Ingram, Tina Turner, Billy Joel, Michael Jackson, Diana Ross, Dionne Warwick, Willie Nelson, Al Jarreau, Bruce Springsteen, Kenny Loggins, Steve Perry, Daryl Hall, Huey Lewis, Cyndi Lauper, Kim Cames, Bob Dylan e também Ray Charles.

40 anos depois, a história por trás da música que fascina diferentes gerações até hoje é explorada em novo documentário da Netflix.

Em 'A Noite Que Mudou o Pop' os assinantes conferem os registros do processo de gravação da música num estúdio localizado em Los Angeles e depoimentos inéditos. Pensando nisso, separamos alguns tópicos abaixo. Confira!

1. E Madonna?

Com tantos artistas icônicos na gravação de We Are the World, uma dúvida intriga o público: Por que Madonna, considerada a rainha do pop, não participou da música? 

Antes de responder à questão, precisamos relembrar um fato: a carreira de Madonna foi marcada por uma rivalidade com a cantora Cyndi Lauper, que era sua concorrente direta. 

A cantora Madonna - Reprodução/Vídeo

Foi justamente essa 'disputa' que deixou Madonna de fora do projeto humanitário. Isso porque Ken Kragen, empresário de Lionel Richie, considerava Lauper 'melhor' que Madonna, que naquela época só havia lançado dois álbuns.

No entanto, durante entrevista ao apresentador Jimmy Kimmel, Lionel concordou que foi um erro deixar Madonna de fora do projeto.

"É provavelmente uma das perguntas mais interessantes do mundo porque tínhamos apenas meia linha para cantar", explicou Richie. Assim, “Precisávamos de vozes que as pessoas conhecessem imediatamente”, disse ele recentemente.


2. Cyndi quase desistiu

Outro fato curioso revelado pelo documentário da Netflix é que Cyndi Laupercogitou desistir da gravação horas antes. Enquanto estava no American Music Awards, assim como muitos dos artistas que participaram da gravação, a cantora confidenciou que não queria mais participar.

A cantora Cyndi Lauper na gravação de We Are the World - Reprodução/Vídeo/Youtube

Isso porque o namorado da cantora escutou a 'demo' da canção e alegou que a música jamais seria um sucesso. Lauper desanimou, mas Lionel conseguiu convencê-la a participar da gravação.


3. A cobra de Michael

Como mencionado acima, Lionel Richie e Michael trabalharam na composição da música. Como resultado, passaram mais tempo juntos. Assim, o cantor de 'Endless Love' foi surpreendido ao frequentar a casa de Michael. 

Michael, como muitos sabem hoje, tinha um zoológico particular, com a criação de animais silvestres. E foi justamente esse amor exótico que assustou Lionel, que foi surpreendido com a cobra de estimação de Michael, que fez uma 'visitinha' enquanto eles trabalhavam na faixa. 

Jackson se mostrou animado com a chegada do animal, no entanto, Richie se assustou e só queria sair do local.


4. A recusa de Prince

Outro nome que também ficou de fora de We Are the World é Prince. Diferente de Madonna, entretanto, ele foi convidado. Tamanha era a importância, que Quincy Jones, que produziu a canção, separou um verso exclusivamente para o cantor.

O astro Prince - Reprodução/Vídeo

Mas, não foi suficiente. Prince recusou o convite, pois, não queria comparecer ao estúdio. O grande número de artistas no local espantava o cantor. Ele até ofereceu gravar uma colaboração na guitarra em outro momento, contudo, a ideia não foi aceita.


5. A timidez de Bob Dylan

Outro grande nome da música que participou do projeto humanitário é Bob Dylan. Diferente de outros cantores que estavam no estúdio, Dylan demonstrou timidez em cantar sozinho naquele momento.

Foi com o apoio do ilustre Stevie Wonder, no piano, que o cantor venceu a vergonha e soltou a voz em seu trecho. Durante entrevista ao The Howard Stern Show, Billy Joel relembrou o momento.

Bob Dylan na gravação da música - Reprodução/Vídeo

"Coisas engraçadas estavam acontecendo. Bob Dylan tinha vergonha de cantar sozinho," disse Joel. "Então, Stevie Wonder aparece e diz a Bob como cantar como Bob Dylan. 'We are the world. We are the children.' E Dylan disse: 'Certo, acho que posso fazer isso.'"