Coronavírus » Pandemia

Pacientes curados do Coronavírus apresentam danos irreversíveis em seus pulmões

Segundo médicos de Hong Kong, na China, houve uma redução de 20% a 30% da função pulmonar de pacientes recuperados do COVID-19

Paola Churchill Publicado em 16/03/2020, às 16h00

Imagem do antes e depois dos pulmões do paciente do Coronavírus
Imagem do antes e depois dos pulmões do paciente do Coronavírus - Junqiang Lei, Junfeng Li, Xun Li, and Xiaolong Qi

Imagens reveladas pela equipe médica chinesa mostram como ficaram os pulmões de dois pacientes em remissão do Coronavírus. Os idosos de Wuhan, que estavam de férias na Itália, foram as primeiras vítimas confirmadas no país.

Os afetados pela doença eram um homem de 67 anos e uma mulher de 65 anos. Ambos apresentavam um quadro saudável, exceto por pressão alta. E os raio-X foram cedidos pela filha do casal.

Após o contágio, médicos notaram uma redução da capacidade pulmonar junto com dificuldade para respirar durante corridas. Especialistas afirmam que ainda é muito cedo para estabelecer que o Coronavírus possa ter sequelas a longo prazo, ainda que nove pacientes que já tinham recebido alta, apresentaram as mesmas sequelas, sendo que três deles afirmaram que não conseguiam mais fazer as coisas como antes.

Os últimos dados levantados sobre a doença supera o número de 150 mil infectados em todo o mundo, a pandemia aumentou as medidas para tentar combate-la. O Covid-19 já matou mais de 5.700 pessoas em 137 países desde dezembro.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras: 

Medicina macabra, de Morris Thomas (2020) - https://amzn.to/2RzES5S

Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século XIX, de Lindsey Fitzharris (2019) - https://amzn.to/2uEVDDw

Ideias geniais: Descobertas por acidente, erros surpreendentes e escorregões que mudaram a nossa visão sobre a Ciência, de Surendra Verma (2016) - https://amzn.to/37Hl7ht

A Horripilante Medicina da Idade Média, de José Antonio Martino - https://amzn.to/36CaFqS

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.