Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Eduardo, o príncipe

646 anos depois, estudo investiga causa da morte de herdeiro do trono inglês no século 14

Estudo analisa real causa da morte do príncipe Eduardo e contraria o que se pensava anteriormente

Redação Publicado em 22/12/2022, às 11h00 - Atualizado em 10/01/2023, às 16h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro de 'Eduardo, o Príncipe Negro' - British Library
Registro de 'Eduardo, o Príncipe Negro' - British Library

646 anos depois, a causa da morte de Eduardo, o 'Príncipe Negro', ainda intriga pesquisadores comprometidos em entender o que realmente resultou em seu óbito. Herdeiro do trono inglês no século 14, acreditava-se que o nobre faleceu diante de uma disenteria crônica, todavia, um novo estudo contraria o que foi repercutido.

O estudo foi publicado no BMJ Military Health na última terça-feira, 20. É mostrado que a doença responsável por afetar a saúde do príncipe provavelmente se iniciou com a sua vitória durante a Batalha de Nájera, na Espanha, no ano de 1367. Na época, uma crônica apontou que até 80% das tropas faleceu por 'disenteria e outras doenças'. 

A morte

Já os relatos feitos após a morte do nobre sugeriram que uma disenteria crônica, tipo amebiana, foi responsável por interromper a vida do príncipe. Vale ressaltar que esse tipo de doença pode ocasionar complicações que incluem inflamação intestinal e ulceração, além de inflamação extrema e distensão do intestino.

Todavia, a suposição intriga James Robert Anderson, médico do Exército Real Britânico. Autor do estudo, ele explica que, se o príncipe sofresse com a disenteria amebiana, os sintomas o impediriam de embarcar rumo a um conflito na França no ano de 1372.

Na visão do estudioso, o então herdeiro do trono britânico teria sofrido com as complicações ocasionadas por um surto de disenteria, conforme repercutido pela Galileu. Vale destacar que, na época, a paratifóide, que muito se assemelha a febre tifóide, já existia e resulta em disenteria.

"Existem várias infecções ou condições inflamatórias que podem ter levado à morte do Príncipe Negro. No entanto, a disenteria crônica é improvável", escreveu James Robert Anderson.

Outras causas?

Assim, outros fatores também não são descartados como possível causa da morte de Eduardo, como a desidratação, resultando em cálculos renais; uma possível doença inflamatória no intestino; brucelose (infecção, resultado do ato de consumir laticínios e até mesmo carne crua) e, por fim, a malária, que também causava problemas no intestino.

Com a morte do príncipe, o trono seria passado para Ricardo, o seu filho, que tinha 10 anos na época. Assumindo o trono como Ricardo II, ele teve um destino que envolveu a sua deposição e acabou sendo assassinato.

Histórias curiosas...

No podcast 'Desventuras', o professor de História, Vítor Soares, conta a história de quando o deus do trovão se entregou em casamento ao gigante Thrym, segundo Thrymskvida (O Poema de Thrym), poema da mitologia nórdica.