Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / A Sociedade da Neve

Áudio: Como é a história real por trás do filme 'A Sociedade da Neve'

Retratando uma história real, 'A Sociedade da Neve' impressiona ao mostrar como homens sobreviveram mais de 70 dias na Cordilheira dos Andes

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 18/01/2024, às 18h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'A Sociedade da Neve' - Divulgação/Netflix
Cena do filme 'A Sociedade da Neve' - Divulgação/Netflix

Era 13 outubro de 1972 quando o avião que levava a equipe de rugby uruguaia 'Old Christians Club', do Uruguai ao Chile, colidiu com uma montanha na Cordilheira dos Andes. Além dos jogadores, o voo também contava com familiares e amigos, resultando em 45 passageiros. Foi um desastre imediato. No entanto, muitos conseguiram sobreviver.

Por outro lado, o cenário não era favorável. Essas pessoas precisaram encarar o frio, a fome, duas avalanches e o medo do resgate nunca acontecer. Diante dos obstáculos, precisaram se alimentar da carne das vítimas do acidente para que não morressem de fome. Após mais de 70 dias de agonia, 16 pessoas foram resgatadas. 

Mais de 50 anos depois, a história de sobrevivência inspirouo filme 'A Sociedade da Neve'. Juan Antonio Bayona, diretor do filme, adaptou o livro de mesmo nome publicado pelo jornalista Pablo Vierci, que entrevistou os sobreviventes da tragédia.

Com sensibilidade e respeito as vítimas do acidente, Bayona foi capaz de dar voz para nomes que acabaram esquecidos ao longo dos anos: as vítimas do acidente

Para o diretor, era necessário "contar essa história da perspectiva de cada um dos mortos. Ao fazer isso, estávamos alcançando uma abordagem mais espiritual", explicou ele ao USA Today. "A ideia aqui era dar aos sobreviventes a oportunidade de usar o seu testemunho para dar voz aos mortos". 

A história real

No episódio de hoje do podcast 'Desventuras', o professor de História e idealizador do podcast 'História em Meia Hora' Vítor Soares detalha a história real por trás do acidente que chocou o mundo há mais de 50 anos. Confira o episódio abaixo!