Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Solar da Marquesa de Santos

Divide opiniões: O mistério da banheira do Solar da Marquesa de Santos

Conheça as teorias por trás da intrigante banheira localizada na primeira residência da amante de Dom Pedro I

Redação Publicado em 14/04/2023, às 18h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Domitila de Castro, a amante de Dom Pedro I - Wikimedia Commons / Domínio Público
Domitila de Castro, a amante de Dom Pedro I - Wikimedia Commons / Domínio Público

Localizado em São Paulo, o Solar da Marquesa de Santos pertenceu a Domitila de Castro, a amante mais influente de Dom Pedro I. Hoje em dia, a construção abriga o Museu da Cidade de São Paulo. No entanto, o local preserva alguns detalhes clássicos, como é o caso de uma misteriosa banheira. 

Em entrevista à Aventuras na História, o pesquisador Paulo Rezzutti explicou porque a banheira do Solar da Marquesa de Santos divide opiniões de especialistas. Segundo ele, nenhum historiador possui informações precisas sobre a instalação da banheira, uma vez que, não há informações sobre ela. 

Em bom estado de preservação, a banheira branca do Solar da Marquesa de Santos pode ter pertencido a própria Domitila de Castro. Contudo, segundo Rezzutti, há pesquisadores que acreditam que a banheira tenha sido usada por uma companhia que comprou a residência, após o falecimento da amante de Dom Pedro I.

Para saber mais sobre o tema, ouça agora o 'Desventuras na História', quadro exclusivo do podcast do Aventuras na História e apresentado pelo renomado professor de História, Vítor Soares. 

Clique aqui e fique ligado na programação completa! 

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram:


DESVENTURAS / TITANIC

No trágico dia 14 de abril de 1912, o navio RMS Titanic afundou após colidir com um iceberg. Ao longo dos anos, a história do naufrágio foi amplamente repercutida, sendo eternizada em diversas produções literárias e cinematográficas. Contudo, não só a história do acidente faz parte do imaginário popular, como também a dinâmica do navio antes do ocorrido. 

Leia mais aqui!

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!