Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Personagem

Fato ou mito: Como seu deu a fama sanguinária do pirata Barba Negra?

Conheça a verdadeira história por trás do pirata que ficou conhecido como estrategista e violento

Redação Publicado em 16/09/2022, às 18h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato do pirata Barba Negra em obra de 1922 - Domínio Público, via Wikimedia Commons
Retrato do pirata Barba Negra em obra de 1922 - Domínio Público, via Wikimedia Commons

Considerado um dos piratas mais famosos da História, o Barba Negra usou a sua fama de estrategista e sanguinário para manter os inimigos longe de seu caminho, sendo amplamente lembrado até os dias de hoje e representado em produções cinematográficas e obras literárias. 

No entanto, diferente do que o senso comum acredita — mesmo após três séculos da sua morte — o pirata não tinha nada ver com a fama que adquiriu ao longo de sua vida. Reza a lenda que durante suas batalhas, Barba Negra prendia espoletas de queima lenta à barba com o intuito de criar uma névoa ao redor do seu rosto. Contudo, nada nunca foi comprovado. 

O que sabe-se é que ele costumava usar um vestido preto e diversas pistolas sob seu peitoral. Tal imagem amedrontava tanto seus inimigos, que muitos deles nem chegavam a confrotá-lo diretamente. 

Para saber mais sobre a história completa de Barba Negra, ouça agora o podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora'. 

Fique por dentro, ainda, de outros episódios exclusivos, toda semana nas principais plataformas de áudio. 

Clique aqui para conferir!

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: 


DESVENTURAS / ESTADOS UNIDOS

Em 11 de setembro de 1964, os Beatles surpreenderam sua plateia durante um show que aconteceria no estádio Gator Bowl, na cidade de Jacksonville, na Flórida, logo após se negarem a subir no palco.

Para saber mais, clique aqui!