Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Arqueologia

Grafite encontrado na Inglaterra revela xingamento de 1.700 anos

O insulto histórico que sobreviveu à posteridade chama atenção

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/05/2022, às 12h27 - Atualizado em 12/06/2022, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da pedra grafitada - Divulgação/ Vindolanda Trust
Fotografia da pedra grafitada - Divulgação/ Vindolanda Trust

Na Nortúmbria, um condado localizado na região norte da Inglaterra, um arqueólogo amador descobriu uma pedra com uma inscrição romana de 1700 anos atrás.

O artefato foi enviado para análise, e, para a surpresa dos pesquisadores, foi decifrado que se tratava de um xingamento. 

"SECVNDINVS CACOR", dizia ele, conforme repercutido pelo UOL. Traduzido, o texto equivale a "Secundinus, filho da p*ta", e provavelmente é o registro da opinião pouco elogiosa que um soldado romano possuía de um colega. 

Em um desdobramento inusitado, seu insulto de baixo calão foi capaz de atravessar os séculos, alcançando a posteridade e virando alvo de estudo. 

Registro da pedra / Crédito: Divulgação/ Vindolanda Trust

Andrew Birley, o CEO da Vindolanda Trust, organização sem fins lucrativos que administra o sítio arqueológico onde a pedra inscrita foi achada, comentou a mensagem de caráter peculiar, de acordo com o Daily Mail. 

Seu autor claramente tinha um grande problema com Secundinus e estava confiante o suficiente para anunciar seus pensamentos publicamente em uma pedra. Não tenho dúvidas de que Secundinus não teria se divertido ao ver isso quando estava vagando pelo local", brincou ele. 

Xingamento histórico

O grafite encontrado pode não fornecer informações a respeito do contexto social de sua época, todavia ainda é valioso ao mostrar como se manifestava a falta de amistosidade da relação entre dois indivíduos específicos dentro do Império Romano

Isso nos lembra que, embora o exército romano pudesse ser extremamente brutal, especialmente para a população nativa, eles não eram imunes a insultar uns aos outros", apontou também Birley.

Relatos da Guerra Boshin!

No podcast 'Desventuras na História', o professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora', conta a saga da combatente que se destacou na Guerra de Boshin, mas levou um golpe letal. Confira agora!