Desventuras » Rússia

Operação da Rússia na Ucrânia pode evoluir para uma Terceira Guerra?

Entenda como conflito deverá se desenvolver

Redação Publicado em 24/02/2022, às 14h15 - Atualizado em 04/03/2022, às 18h38

Soldados ucranianos em Kiev
Soldados ucranianos em Kiev - Getty Images

Com o atual agravamento da tensão entre a Rússia e a Ucrânia, que tem sido observada minuciosamente ao redor do mundo, muito se tem questionado sobre a possibilidade do conflito evoluir para uma Terceira Guerra Mundial.

Mas, conforme apontou o portal BBC, apesar da gravidade da situação na região, não é possível imaginar, no atual contexto, um confronto militar direto entre a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a Rússia. Como consequência, a ideia de uma guerra a nível global pode facilmente ser descartada.

"É uma guerra mundial quando americanos e russos começarem a atirar uns nos outros", disse o presidente norte-americano Joe Biden, em discurso realizado no início do mês. Na ocasião, o político prometeu que não enviaria tropas para a Ucrânia sob nenhuma circunstância.

Vladimir Putin ao lado da bandeira russa / Crédito: Getty Images

Mesmo assim, chefes de Estado ocidentais ainda temem que em breve Moscou possa promover uma invasão em escala maior do que a observada em primeiro momento.

A política da Otan

A Otan somente agirá contra a Rússia caso o país ataque algum Estado membro da organização, seguindo o Artigo 5 da aliança, o qual diz que a mesma é obrigada a defender qualquer um dos países integrantes que estejam sob ameaça iminente.  

A Ucrânia, por mais que tenha demonstrado intenções de se juntar à aliança, não é oficialmente membro dela, e diferente de outros países do Leste Europeu, não recebeu reforços militares.

Manifestantes protestam contra a política de Putin / Crédito: Getty Images

O plano de Putin

"Putin não está prestes a atacar a Otan. Ele só quer transformar a Ucrânia em um Estado vassalo como Belarus", declarou uma importante fonte militar do Reino Unido na última terça-feira, 22.

Segundo a BBC, o político geralmente tido como calculista, apresentou-se de maneira bastante diferente do habitual durante discurso realizado na segunda-feira, 21.

Na ocasião, Putin parecia muito mais um ditador enfurecido do que um estrategista, chegando a chamar a Otan de "perversa".

O presidente também declarou que a Ucrânia não tinha o direito de existir como uma nação independente da Rússia, o que tem gerado grandes preocupações mundialmente.

O presidente Vladimir Putin / Crédito: Getty Images

Sanções

Reino Unido, EUA e países da União Europeia recentemente anunciaram sanções econômicas a fim de tentar conter as ações de Moscou. A Rússia, no entanto, já possui um plano para reagir a essas mudanças, o que prejudicará empresas ocidentais instaladas no país. 

Mas o problema não para por aí. Segundo a fonte, a vingança poderá ser ainda pior e tomar a forma de ataques cibernéticos, como apontou o Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido. Assim, bancos, empresas, indivíduos e instituições estatais, seriam possíveis alvos de Moscou.

A Segunda Guerra...

A Segunda Guerra é tema de um episódio do podcast 'Desventuras na História', narrado pelo professor de História Vítor Soares, dono do podcast 'História em Meia Hora'. No capítulo, você saberá a história de 10 coisas criadas durante a Segunda Guerra. 

Abaixo, você confere o episódio "Itens que só existem por causa da Segunda Guerra":


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras abaixo:

O último império: Os últimos dias da União Soviética, Serhii Plokhy (2015) - https://amzn.to/37LKIqV

O fim do homem soviético, Svetlana Aleksiévitch (2016) - https://amzn.to/34IqCfj

Do socialismo soviético ao capitalismo russo, Lenina Pomeranz (2018) - https://amzn.to/2qZztKF

As Revoluções Russas e o socialismo soviético, Daniel Aarao Reis Filho (2004) - https://amzn.to/2XZquoP

Barbarossa. A Invasão da União Soviética Pela Alemanha Nazista em 1941, Will Fowler (2015) - https://amzn.to/35JndwE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W