Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Presidente

Revolta de 1924: Quem foi o presidente do Brasil que bombardeou o país?

O professor Vitor Soares conta detalhes do episódio que marcou a cidade de São Paulo; diversos bairros famosos foram afetados

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/12/2023, às 18h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrando bombardeio no bairro da Mooca, nos Armazéns Nazareth Teixeira & Cia - Domínio Público
Imagem ilustrando bombardeio no bairro da Mooca, nos Armazéns Nazareth Teixeira & Cia - Domínio Público

A Revolta de 1924 foi um episódio marcante na história do Brasil, ocorrido durante a década de 1920 em São Paulo. Este movimento, liderado por jovens oficiais militares, os chamados "tenentes", teve como principal motivação a insatisfação com as condições políticas, sociais e econômicas vigentes.

[Colocar ALT]
O presidente Arhur Bernardes - Crédito: Domínio público

Inconformados com a oligarquia cafeicultora que dominava a política da República Velha, os tenentes buscavam reformas que promovessem maior participação popular, combatessem a corrupção e modernizassem as estruturas do país. Eles enxergavam na centralização do poder - e na falta de representatividade - um obstáculo ao desenvolvimento do Brasil.

Segundo o professor e historiador Vitor Soares, quem governava o país nessa época era o presidenteArthur Bernardes, que ordenou que a cidade fosse cercada, para impedir os avanços do grupo protestante. Logo em seguida, ele ordenou que algo ainda mais trágico acontecesse: A cidade seria bombardeada.

O bombardeio

A cidade de São Paulo sofreu o bombardeio e ficou destruída, com diversos bairros famosos atualmente sendo cenário de violência e sofrimento. 

Dentre os bairros mais atingidos pelo bombardeio estiveram Brás, Mooca, Cambuci e também o bairro de Belém, segundo o professor. Atualmente, esses locais são conhecidos por serem grandes centros populacionais e comerciais, sendo eles de grande importância para a cidade.


Desventuras em série

O professor Vitor Soares apresenta o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. No TikTok, o historiador acumula mais de 45 mil seguidores.

Confira o vídeo completo:

@profvitorsoares O presidente brasileiro que bombardeou o…Brasil! 🇧🇷💣 #brasil#presidentes#crise#historia#curiosidades♬ som original - Prof. Vítor Soares

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!