Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Estudo analisa a história e educação historiográfica contemporânea

O material foi publicado na revista científica Cognitionis

Fabiano de Abreu Publicado em 09/04/2022, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - jarmoluk, via Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - jarmoluk, via Pixabay

Artigo desenvolvido na Logos University International, Unilogos, traz reflexões e contribuições da pesquisa em história e educação historiográfica na pós-modernidade, além disso, a sua relevância social.

Buscando mostrar a fundo as contribuições da pesquisa e sua relevância social, o estudo desenvolvido pelo mestrando Josuel Ferreira, com orientação do Dr. Tonis Breidel Hadjidemetriou, traz um acompanhamento e análise sobre a história e da educação historiográfica na contemporaneidade, explica o por que de conteúdos sobre a história e educação historiográfica na pós-modernidade que vem perdendo o seu valor com o passar dos anos.

Pode-se dizer que na atualidade ao falarmos sobre a História e Educação Historiográfica na contemporaneidade, não se torna algo que possa ser considerado novidade, tendo em vista que cada vez mais se faz necessário conceituar o passado com o presente.

Tornando o conceito de história abrangente não somente à algo alusivo e exclusivo a um filme ou livro, mas também ao conceito de história como um conjunto de fatos ou ciência que estuda a vida dos indivíduos.

Baseado nessa perspectiva o especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Josuel Ferreira, em artigo publicado pela revista científica Cognitionis, pesquisador e mestrando da Logos University International, Unilogos, trouxe questões pertinentes ao debater sobre a problemática do estudo e do tema, ou seja, nos dias atuais, falar da história da educação é termos o real significado sobre a importância do que de fato é a história o que é essencial.

Mas será que esse tema realmente está sendo debatido dentro do ambiente disciplinar e acadêmico, de forma que mostre sua real importância para a sociedade e para o profissional que está sendo formado?

Com a orientação do Ph.d e Mestre em História Tonis Breidel Hadjidemetriou, Josuel conseguiu mostrar que as contribuições e as reflexões da história educação acontece quando os indivíduos percebem a existência da diversidade histórica, cabendo apenas o respeito por cada uma, independente da cultura, da política e da educação.

Além de que a sociedade toma tudo isso, ainda no universo escolar, como referenciais históricos, sociais e culturais, se fazendo necessário que os professores promovam essa diversidade.


Artigo publicado: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO HISTORIOGRÁFICA NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES;