Notícias » Coronavírus

40 milhões de vacinados no mundo: Brasil entra para lista de países que iniciaram imunização

Em ranking organizado pela Universidade de Oxford, Estados Unidos é o país que vacinou mais cidadãos

Ingredi Brunato Publicado em 18/01/2021, às 15h53

Fotografia meramente ilustrativa de pessoa sendo vacinada
Fotografia meramente ilustrativa de pessoa sendo vacinada - Divulgação

Após a Anvisa ter aprovado o uso emergencial da Coronavac no último domingo, 17, levando ao início da vacinação no Brasil, o país afinal conquistou seu espaço na plataforma “Our World in Data”, mantida pela Universidade de Oxford, que possui dados informando o número de imunizados ao redor do mundo. 

Atualmente, 40 milhões de pessoas já receberam alguma das vacinas contra o coronavírus. Os Estados Unidos lidera o ranking de países que aplicaram mais doses, tendo imunizado um total de 12,28 milhões de pessoas. 

Nosso vizinho da América do Norte é seguido pela China, que vacinou 10 milhões de seus cidadãos, pelo Reino Unido com 4,31 milhões de imunizados e por Israel, que embora esteja em quarto lugar nessa lista, é o país em melhor situação quando se leva em conta o tamanho de sua população.

Isso porque a nação judaica possui 9 milhões de habitantes, e 2,43 milhões de vacinados significa que mais de 20% da população israelense está protegida contra o coronavírus. 

No Brasil, a primeira imunizada foi a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos. Negra e moradora de Itaquera, a brasileira trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Depois dela, mais 111 pessoas receberam a Coronavac.