Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alemanha

Após saudações nazistas, parlamentar de extrema-direita é preso na Alemanha

Daniel Halemba, parlamentar de 22 anos do partido Alternativa para a Alemanha foi acusado de exibir símbolos e saudação nazistas

Redação Publicado em 31/10/2023, às 08h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O parlamentar alemão Daniel Halemba - Reprodução/X/@tvtoront
O parlamentar alemão Daniel Halemba - Reprodução/X/@tvtoront

Na última segunda-feira, 30, o parlamentar alemão Daniel Halemba, de 22 anos e membro do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha, foi preso. A razão para a detenção seriam queixas de que ele exibiria símbolos totalitários proibidos no país — como a suástica —, além de vizinhos de sua fraternidade queixarem-se frequentemente de ouvir a saudação de vitória nazista "Sieg Heil" ("Salve a Vitória", em português) de seu quarto.

Conforme divulgado pela Reuters e repercutido pelo UOL, o parlamentar recém-eleito deveria assumir ainda na segunda-feira sua cadeira no Parlamento regional da Baviera. No entanto, a prisão mudou seus planos. Vale mencionar que sua fraternidade estudantil, Teutonia Prague, teve suas instalações invadidas pela polícia em setembro deste ano.

Conforme divulgado pelas autoridades envolvidas na operação, no local foram encontrados uma série de símbolos proibidos pela Constituição da Alemanha, que não aceita a exibição de elementos de apologia a regimes totalitários, como o nazismo que vigorou há menos de um século, que adotava a suástica. As acusações contra Halemba incluem incitação e abuso racista.

Resposta de Halemba

Eles querem me prender, um membro eleito do Parlamento estadual, três dias antes de eu assumir meu cargo, usando um mandado de prisão totalmente ilegal", afirma Daniel Halemba em vídeo compartilhado no canal de seu advogado no Telegram.

Nos últimos meses, vale mencionar, a Alemanha vem sendo palco de um debate cada vez mais dominado pela discussão acerca da imigração, com partidos de extrema-direita e seus discursos conquistando cada vez mais espaço na nação alemã.

+ Opiniões da extrema-direita ganham cada vez mais força na Alemanha, revela estudo