Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos encontram notáveis mosaicos similares aos de cidade histórica na Turquia

Segundo arqueólogo envolvido, as peças eram parte dos túmulos feitos para romanos ricos

Isabela Barreiros Publicado em 17/10/2020, às 08h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos mosaicos encontrados na Turquia - Divulgação/Demirören News Agency
Um dos mosaicos encontrados na Turquia - Divulgação/Demirören News Agency

Pesquisadores estão escavando a antiga cidade de Sinop, na Turquia, há pelo menos 10 anos, mas a cada novo trabalho, descobertas surgem. Na última semana, arqueólogos descobriram mosaicos que são parecidos com os que já foram encontrados na cidade histórica de Zeugma, também no país.

“Sempre nos lembramos de Zeugma quando os mosaicos vêm à mente, portanto, os mosaicos do Mar Negro são muito importantes”, explicou Gülgün Köroğlu, da Universidade de Belas Artes de Mimar Sinan e líder do projeto. “Esses mosaicos são mosaicos de 'tumbas' do início do período bizantino. Estão nos túmulos, que foram feitos para os ricos da época”, afirmou.

Os artefatos impressionantes em questão datam entre os séculos 5 e 6. No entanto, as escavações recentes revelaram muitos outros itens no complexo de edifícios Balatlar, que pertencem aos períodos helenístico, romano e otomano. 

Foram encontrados a seção do altar de uma igreja no século 5, um fragmento de pedra com cruzes entalhadas, câmaras mortuárias datadas do século 7 e inúmeros artefatos dentro delas. Além disso, Köroğlu disse que descobriram pelo menos 2 mil esqueletos humanos.